Camaçari avança para implantação de sistema para qualificação da Vigilância Sanitária

 Camaçari avança para implantação de sistema para qualificação da Vigilância Sanitária

A Secretaria de Saúde de Camaçari (Sesau), através da Vigilância Sanitária (VISA), com o apoio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), está se estruturando para implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) por meio do Projeto IntegraVisa.

A iniciativa tem como objetivo reorganizar as responsabilidades das ações de vigilância sanitária, mediante adoção dos fundamentos e práticas da gestão da qualidade, com ênfase na capacitação, padronização de processos e aprimoramento contínuo das atividades de gerenciamento de riscos sanitários.

Após a conclusão da etapa do curso à distância voltado à implantação do SGQ, a equipe da VISA municipal participou da Oficina Nacional de Lições Aprendidas, realizada em São Paulo nos dias 29 e 30 de setembro. O evento reuniu representantes de vigilância sanitária de diversas regiões do país e marcou o encerramento do nível 1 da iniciativa.

O projeto teve início com a participação de 150 unidades de vigilância sanitária em todo o Brasil, das quais apenas 80 foram aprovadas e convidadas a avançar para o nível 2, entre elas, a Vigilância Sanitária de Camaçari, que segue progredindo na qualificação da gestão no âmbito do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária.

Mariana Luz, coordenadora da VISA no município e uma das servidoras envolvidas no desenvolvimento do projeto em Camaçari, ressaltou a relevância da ação. “Traz visibilidade sobre a importância da vigilância sanitária para a população. O avanço nas fases demonstra que o município está se engajando e buscando mecanismo de aprimoramento, o que contribui na melhoria dos serviços ofertados”, destacou.

A implementação do SGQ estabelece o modelo de gestão da qualidade como um pilar fundamental na organização das ações de vigilância sanitária em nível municipal, incorporando princípios, metodologias e ferramentas de qualidade. O processo é pautado na qualificação da equipe técnica e na reestruturação dos fluxos de trabalho, fortalecendo os serviços prestados à população, aumentando a segurança sanitária e ampliando a capacidade de atuação do município na oferta de produtos e serviços com maior eficácia, confiabilidade e qualidade.

Foto: Ascom Sesau

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.