Camaçari: Comitê Intersetorial de Mobilização do Controle do Aedes Aegyrpti promove primeira reunião

 Camaçari: Comitê Intersetorial de Mobilização do Controle do Aedes Aegyrpti promove primeira reunião

A fim de construir um trabalho integrado na prevenção das arboviroses em Camaçari, foi realizada a primeira reunião do Comitê Intersetorial de Mobilização do Controle do Aedes Aegypti. O evento aconteceu na manhã desta terça-feira (29), no Centro de Integração e Apoio ao Trabalhador (CIAT).

Articulada pela Secretaria de Saúde (Sesau), através da Diretoria de Vigilância em Saúde (DIVISA), através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), o comitê é integrado por diferentes órgãos, entre secretarias municipais, autarquias, instituições, além da sociedade civil organizada.

O objetivo é a atuação conjunta para estabelecimento de estratégias e fortalecimento das ações de prevenção e combate às arboviroses. Foi o que destacou a subsecretária de Saúde, Gabriela Mendes. “Um importante momento de troca e escuta. A saúde é feita por muitas mãos e de maneira coletiva, sobretudo em uma cidade heterogênea como Camaçari. Que possamos juntos contribuir para construir o melhor caminho por uma saúde de todos e todas”, afirmou.

Durante o primeiro encontro, foram apresentados os novos membros e instituições, bem como explicitado o cenário epidemiológico do município. Os dados foram apresentados pelo médico veterinário Lucas Medeiros, técnico da Coordenação de Vigilância Epidemiológica (COVEPI). “As arboviroses não se tratam de um problema somente da saúde, mas de toda a sociedade. São transmitidas por vetores, causando doenças como dengue, zika, chikungunya, febre amarela, oropouche, dentre outros”, citou.

Foram ainda explanadas informações como quais são as principais arboviroses urbanas, sintomas de doenças, histórico e taxa de incidência no município.

Representando a Secretaria da Fazenda (Sefaz), o assistente de Atividade Tributária, Gilmar Pereira, ressaltou a expectativa com o comitê. “Que possamos construir preposição que traga avanços. Por exemplo, em estratégias como em casos de imóveis abandonados, podemos utilizar recursos tecnológicos para o trabalho. Também podemos pensar em mudanças legislativas e operacionais”, disse.

Coordenador de Projetos e Políticas de Saúde na Escola, João Batista participou representando a Secretaria de Educação (Seduc) e falou sobre a importância do diálogo constante entre as pastas. “É fundamental caminharmos em conjunto. Podemos articular um calendário de estratégias, especialmente pensando nos locais já identificados como de maior foco”, pontuou.

Também estiveram presentes na reunião, representantes das secretarias de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur), de Desenvolvimento da Agricultura e Pesca (Sedap) e da Mulher (Semu), da Ouvidoria Municipal, da Empresa de Limpeza Pública de Camaçari (Limpec), e da Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT). Também estiveram representados o Conselho Municipal de Saúde de Camaçari (CMS), Associação dos Agentes de Combate às Endemias, Associação dos Técnicos em Agentes de Combate às Endemias de Camaçari, Associação dos Agentes Comunitários de Saúde, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), Hospital Geral de Camaçari (HGC), Tiro de Guerra de Camaçari, Igreja Católica e União das Organizações Sociais e Culturais de Camaçari (UOSC).

Foto: Patrick Abreu

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.