Camaçari: Comunidade do Parque Verde I é beneficiada com atendimentos do Odontomóvel

Atendimento bucal de forma descentralizada e humanizada. É o que o Odontomóvel vem promovendo – equipamento que tem contemplado comunidades de diferentes localidades do município. Nesta quarta-feira (3), o veículo especial da Secretaria de Saúde de Camaçari (Sesau) chegou à Unidade de Saúde da Família (USF) Parque Verde I, onde segue até o dia 12 de setembro.
São oferecidos serviços como prevenção, limpeza, restauração, bem como atendimentos emergenciais básicos, a partir dos quais o paciente é encaminhado para os cuidados especializados.
Os atendimentos são voltados para usuários da USF Parque Verde I, realizados mediante agendamento prévio. É o que destacou a gerente da unidade, Daniela Lima. “A procura foi bastante intensa. Ontem mesmo já conseguimos completar as marcações para todos os oito dias, totalizando 96 pessoas agendadas. Além delas, o serviço pode atender algumas situações de urgência que chegarem”, afirmou.
Entre os pacientes contemplados esteve Jarilma Carvalho, 34 anos, que elogiou a iniciativa. “Fiz minha limpeza odontológica e o atendimento foi ótimo”, avaliou a trancista, residente da Travessa Pitanga.
A dona de casa Edna Lima, 21 anos, também classificou o serviço de forma positiva. “Vim para fazer a limpeza e é muito bom ter este equipamento aqui no bairro, pois torna o atendimento dental mais acessível”, disse a moradora da Rua Beija Flor.
Entregue em julho, totalmente reformado e reestruturado, o Odontomóvel tem como objetivo ampliar e fortalecer os cuidados com a saúde bucal no município. Os atendimentos já contemplaram as comunidades dos bairros Nova Vitória e Parque Verde II, na sede; e da localidade de Vila de Abrantes, na orla.
O veículo é equipado com modernos aparelhos – como compressor, fotopolimerizador, amalgamador, ultrassom, autoclave, turbina, contra ângulo, além de recursos de informática, e funciona como uma extensão das unidades de saúde. Com isso, leva atendimento humanizado a bairros, áreas rurais, escolas de difícil acesso e também a eventos de saúde.
Fotos: Patrick Abreu