Camaçari dá início ao Natal da ‘Fábrica dos Sonhos’ com espetáculo de luzes e cultura

 Camaçari dá início ao Natal da ‘Fábrica dos Sonhos’ com espetáculo de luzes e cultura

Camaçari deu as boas-vindas ao período mais iluminado do ano na noite desta quinta-feira (4), com a inauguração da decoração oficial de Natal. Com o tema “Fábrica dos Sonhos”, a Prefeitura transformou a Praça Desembargador Montenegro em palco de encanto, música e emoção — um verdadeiro convite para que a cidade inteira viva dezembro em clima de afeto e esperança.

A programação começou ao som do sax, que preencheu o ambiente com clássicos natalinos, criando uma atmosfera que misturava memória e suavidade. Em seguida, o tão aguardado acendimento das luzes revelou a grandiosidade da decoração. O Natal é realizado pela Secretaria de Cultura (Secult), com o apoio da Secretaria de Governo (Segov), por meio da Coordenação de Eventos, e da Secretaria de Educação (Seduc).

“Este momento é sobre renovar sentimentos. Quando iluminamos a cidade, iluminamos também o coração das pessoas. Essa ação fala sobre família, sobre amor, fraternidade e também sobre atenção e fortalecimento do nosso comércio”, enfatizou o prefeito Luiz Caetano.

O evento seguiu com a apresentação dos estudantes do 4º ano, que integram o Coral da Escola Municipal Angiolina Teixeira de Souza, ao mesmo tempo em que projeções mapeadas tingiam a fachada da Catedral São Thomaz de Cantuária, criando cenas que pareciam sair de um livro ilustrado. O presépio montado no centro da praça recebeu a bênção ministrada pelo pároco da Catedral, padre Milton Pereira.

Em meio a fotos e olhares atentos, Daiana Amaro de Oliveira, 31 anos, descreveu a emoção de ver o filho Daniel de Oliveira, 10 anos, se apresentar no coral. “Não dá vontade de ir embora. Estou muito feliz de ver meu pequeno vivendo esse momento, que, com certeza, ficará para sempre na memória dele”, compartilhou.

Para a titular da Secult, Elci Freitas, o tema deste ano traduz o cuidado com cada detalhe. “A Fábrica dos Sonhos é nossa forma de dizer que a cultura transforma, encanta e aproxima. Queremos um Natal vivo, participativo e feito com o carinho que Camaçari merece”, afirmou a secretária.

A reação de encantamento por cada detalhe na decoração era unânime. Jaqueline de Oliveira, 34 anos, levou a família para acompanhar a inauguração. “Está tudo tão lindo. Fiz questão de vir e posso dizer que a gente sai daqui com o sentimento de acolhimento e o espírito do Natal renovado”, compartilhou a dona de casa, que estava acompanhada da filha Maria Helena e do esposo, Edvaldo de Oliveira.

Para Monalisa Costa Calmon, 44 anos, a iniciativa fortalece a convivência. “A cidade fica mais viva, mais alegre. É bom ver as pessoas maravilhadas. Com certeza vou estar aqui ao longo de toda a programação cultural”, comentou.

Já Mariene de Jesus Costa, 62 anos, falou sobre o desejo de reproduzir algumas ideias em casa. “Vou às compras. Não dá para fazer igual, esse ano capricharam, está tudo realmente encantador. Mas já vi algumas ideias de decoração que vou tentar fazer em casa, de forma mais simples”, revelou.

A programação da noite contou ainda com a Parada de Natal, comandada pela turma do Pé de Lata. O cortejo natalino seguiu pela Avenida Getúlio Vargas até a Praça Abrantes, onde mais luzes foram acionadas e a Casa do Papai Noel foi oficialmente aberta. O espaço promete ser ponto de visita obrigatória durante os dias que antecedem o Natal.

A inauguração da Fábrica dos Sonhos marca o início de uma programação diversificada e cultural, que seguirá até o Natal, espalhando música, dança e apresentações teatrais, além de proporcionar encontros e opções de lazer pela cidade.

Foto: Patrick Abreu e Juliano Sarraf

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.