Camaçari: Em parceria, Sedec e Sebrae promovem primeira edição do Empretec 2025

 Camaçari: Em parceria, Sedec e Sebrae promovem primeira edição do Empretec 2025

Nessa segunda-feira (18), 30 micro e pequenos empresários camaçarienses deram início à imersão intensiva de capacitação Empretec, seminário reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU). A atividade de seis dias integra o projeto Empresário do Futuro, iniciativa do programa Acelera Camaçari – Hub de Negócios, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec).

A ação é executada em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com financiamento do CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe. As atividades acontecem das 8h30 às 12h30 e das 14h30 às 18h30.

A gestora da Sedec, Adriana Marcele, vê na proposta de acompanhamento contínuo da pasta um diferencial para estimular o empresariado local, de micro e pequeno porte. “O Empretec esse ano está de cara nova. Não adianta capacitar e deixar o empresário solto. A gente vai fazer um acompanhamento durante todo o ano desses empresários que passarem pelo seminário”, destacou a secretária.

Segundo Paulo Azevedo, diretor de Planejamento da Sedec, 180 empresários serão acompanhados pela pasta após o treinamento Empretec. “Esse grupo será acelerado por meio de consultorias de inovação, de gestão, e que farão parte das prioridades das políticas públicas de desenvolvimento da secretaria, funcionando, também, como um grupo piloto por meio do qual a gente vai acompanhar e auscultar o empreendedorismo no município, entendendo como ele está se desenvolvendo na cidade”, detalhou. Até dezembro Camaçari terá mais seis turmas, tanto na orla quanto na sede.

Dividindo a formação com Kelly Baldow e Dinorah Soledade, a facilitadora Juliana Arruda ressaltou que as atividades visam, em essência, identificar e desenvolver o potencial de empreender dos participantes.

“Hoje iniciamos com um alinhamento do trabalho tratando de aspectos gerais da metodologia, de como vai se dar o processo de aprendizado. A partir das dinâmicas e desafios propostos, eles vão sair daqui não só identificando quais são os seus pontos fortes, como também os fracos e já poder desenvolver, e praticar, as dez características durante esses seis dias através de um desafio prático, vivencial e experiencial”, esmiuçou.

A metodologia Empretec é baseada na busca de oportunidade e iniciativa; correr riscos calculados; busca de informações; comprometimento; exigência de qualidade e eficiência; estabelecimento de metas; independência e autoconfiança; persistência; persuasão e rede de contatos; planejamento e monitoramento sistemáticos.

Empreendendo no setor de farmácias há cerca de cinco anos em Camaçari, a farmacêutica Lis Paixão vê no Empretec uma oportunidade de desenvolver uma visão gerencial qualificada, bem como de construir uma rede de relacionamentos que favoreça o seu negócio. “Para mim, é muito importante estar aqui. Na graduação aprendi a ser farmacêutica, mas não aprendi a gerir empresas. Então, eu estou aberta à oportunidade”, disse a empreendedora.

A primeira edição do Empretec 2025 vai até sábado (26) no Camaçari Plaza Hotel, localizado na Avenida Deputado Luís Eduardo Magalhães.

Foto: Patrick Abreu

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.