Camaçari: Encontro em Parafuso encerra ciclo preparatório para 3ª Conferência Municipal de Políticas para Mulheres

 Camaçari: Encontro em Parafuso encerra ciclo preparatório para 3ª Conferência Municipal de Políticas para Mulheres

Após passar por Vila de Abrantes e pelo Teatro Alberto Martins (TAM), nesta quinta-feira (17) foi a vez da comunidade de Parafuso receber mais um encontro de escuta em preparação para a 3ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres Tereza de Benguela. A pré-conferência movimentou o Espaço Calasans, fomentando o debate para a construção de propostas sólidas que alcancem a pluralidade da mulher camaçariense, fortalecendo a participação social e a garantia da representatividade feminina na construção de ações governamentais mais eficazes.

Promovida pela Secretaria da Mulher de Camaçari (Semu), a iniciativa contou com inúmeras representações de organizações da sociedade civil, bem como de estudantes da Escola Municipal Eustáquio Alves de Santana. Por meio da temática central “Enfrentamento a todas as formas de violência contra a mulher”, a pré-conferência, dentre outras abordagens, percorreu por tópicos, como violência de gênero, democratização da comunicação, acesso à cultura e autonomia econômica.

Na oportunidade, a titular da Semu, Branca Patrícia, enfatizou o trabalho que já ocorre na pasta, com o intuito de promover o empoderamento feminino, visando, sobretudo, fomentar a independência financeira das mulheres, além de levar conhecimento formativo para as escolas. “Através do Núcleo de Qualificação e Intermediação de Mão de Obra, estamos levando conhecimento profissional para as mulheres, mostrando que elas podem ir além e serem construtoras das próprias histórias. As pré-conferências integram essa série de ações da Semu para melhor estruturar nossas atividades. Queremos saber quais são as prioridades das mulheres de Parafuso, chegar também aos adolescentes e jovens dessa localidade, que representa e reflete uma comunidade de resistência, mas que respira e reflete cultura e precisa integrar essa etapa de escuta em meio a tanta representatividade”, pontuou a secretária.

Lana Kátia Santos, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e do Grupo de Acolhimento Fraterno Junior Ferreira – que atua no bairro Camaçari de Dentro desempenhando trabalho junto às famílias em situação de vulnerabilidade social –, falou sobre a motivação em fazer parte da ação. “Hoje tenho a oportunidade de dizer que estamos aqui para buscar o melhor para todas nós. O que me trouxe aqui foi a dor da perda de um filho. Mas, decidi transformar o luto em luta. Não tive a oportunidade de ver a força da mulher sendo evidenciada na minha juventude, mas agora posso fazer parte desse novo ciclo, levando conscientização e conhecimento às comunidades, escolas e à sociedade”, avaliou.

Entre as estudantes o sentimento era o de expansão da consciência, como destacou a aluna Samile Santana, 12 anos. “Achei edificante estar aqui hoje. Foi possível ver que nós, meninas e mulheres, assim como minha mãe, podemos contar com a Semu e com várias pessoas importantes aqui na cidade. Vou chegar na escola contando para minhas amigas, que não puderam vir, que precisamos falar do nosso valor”, enalteceu a estudante, moradora da comunidade.

Ao longo dos três encontros, a cada nova etapa, os grupos de trabalho tiveram a chance de consolidar as proposições para, posteriormente, nortear um único documento, que será a base para a formulação de políticas públicas dirigidas ao público feminino residente no município. A iniciativa também consolida a participação de Camaçari nas conferências estadual e nacional.

A pré-conferência desta quinta-feira marcou o último encontro de preparação para a grande Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres Tereza de Benguela, que irá ocorrer no dia 25 de julho (sexta-feira), a partir das 13h, na Unifamec. Interessados em participar do evento podem realizar a inscrição de forma virtual, através deste link. (https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScfbX2SRr8oue9dVcDUyVTocbs4baN0lEOeC8tAudPrhaHd5w/viewform)

Foto: Rafael Küster

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.