Camaçari: Escolas municipais recebem faxinaço em ação de combate ao Aedes aegypti

Em ação conjunta das secretarias de Educação (Seduc) e de Saúde (Sesau), foi iniciado nesta terça-feira (26) um grande faxinaço em todas as escolas da rede municipal de ensino de Camaçari. A iniciativa, que segue até quarta-feira (27), visa garantir um ambiente mais limpo, seguro e saudável para os estudantes, professores e demais educadores, além de fortalecer o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
“Esse faxinaço vai além da limpeza das unidades escolares. É também uma medida preventiva de saúde pública, tendo em vista que estamos atuando diretamente no combate ao mosquito da dengue. Nosso compromisso é promover um ambiente propício ao aprendizado e à proteção de todos, alcançando alunos, educadores, famílias e ainda a comunidade local”, pontuou Margareth Cacim, coordenadora de Gestão da Seduc.
A força-tarefa conta com diversas equipes formadas por colaboradores e Agentes de Combate às Endemias (ACE), alcançando unidades escolares tanto da orla quanto da sede, a exemplo da Escola Municipal Angiolina Teixeira de Souza.
“São 403 crianças, ou seja, 403 multiplicadores em suas casas e comunidade. Essa ação de maior escala com a Sesau é de suma importância. Mas, frisar que também desenvolvemos ações distintas de combate ao mosquito, em parceria com o posto de saúde do bairro, além das atividades de conscientização com as crianças em sala de aula”, enfatizou Aguinaldo Santos, gestor da escola situada no bairro Piaçaveira.
Paralelo ao faxinaço, algumas escolas também estão recebendo melhorias, como roçagem, pintura e manutenção da infraestrutura. “São cerca de 37 unidades. Estamos atuando de forma ágil naquelas que apresentavam demandas estruturais mais urgentes. Essas intervenções fazem parte do nosso compromisso contínuo com a melhoria da infraestrutura escolar e com a oferta de um ambiente mais seguro para o processo de ensino e aprendizagem”, explicou a gerente de Infraestrutura da Seduc, Daniele Ferreira.
Entre as escolas municipais que recebem ações de revitalização está a Ilay Garcia Ellery, no bairro Novo Horizonte. “Essas intervenções, sensíveis à realidade da nossa escola, vêm para corrigir problemas antigos e melhorar significativamente as condições físicas da escola, fator que impacta diretamente na qualidade do ensino. Começamos no dia 12 com previsão de término no final do mês”, disse o diretor da unidade, Itamar da Silva.
Fotos: Juliano Sarraf