Camaçari ganha destaque nacional com projeto que utiliza soluções baseadas na natureza

Os projetos ambientais desenvolvidos pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur) levaram Camaçari a ser reconhecida nacionalmente entre as 30 cidades brasileiras selecionadas por iniciativas que utilizam Soluções Baseadas na Natureza (SBN). O município agora integra a primeira edição da Incubadora de Projetos Solução Natureza, lançada pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, em parceria com a rede global C40 Cities, o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) e a Aliança Bioconexão Urbana.
A iniciativa visa facilitar o acesso de municípios brasileiros a financiamentos nacionais e internacionais, com foco em projetos que utilizam a natureza como aliada na adaptação às mudanças climáticas e na construção de cidades mais sustentáveis.
O projeto selecionado, intitulado “Camaçari em SBN: Águas e Florestas para o Futuro”, é parte do Programa Águas de Camaçari e exemplifica como os ecossistemas naturais podem ser integrados ao planejamento urbano. As SBN promovem simultaneamente o bem-estar social e a conservação da biodiversidade, ao utilizar soluções inspiradas na própria dinâmica da natureza para enfrentar desafios como escassez hídrica, enchentes e ilhas de calor.
Para o titular da Sedur, Rodrigo Nogueira, é um momento estratégico para posicionar Camaçari como referência em inovação ambiental. “Representar Camaçari no C40 World Mayors Summit, no Rio de Janeiro, é uma grande responsabilidade e também uma oportunidade única de mostrar que cidades do porte de Camaçari podem, sim, liderar soluções inovadoras e inspirar outras regiões. Vamos apresentar nossos avanços, buscar parcerias estratégicas e reforçar que investir em soluções baseadas na natureza é investir no futuro da nossa população”, dispara Nogueira.
O diretor de Meio Ambiente da Sedur, Diego Ramires, destaca que a participação do município na edição da Incubadora de Projetos Solução Natureza representa o reconhecimento de um trabalho sério e comprometido com a agenda ambiental. “O projeto ‘Camaçari em SBN: Águas e Florestas para o Futuro’ reflete nossa visão de integrar a conservação dos recursos naturais ao planejamento urbano e à qualidade de vida da população”, pontua.
Além de receber consultoria técnica especializada e capacitação, Camaçari também será conectada a possíveis investidores e terá a oportunidade de apresentar seu projeto na rodada de investimentos que ocorrerá durante o C40 World Mayors Summit, evento que será realizado de 3 a 5 de novembro no Rio de Janeiro, como parte do Fórum de Líderes Locais da COP30.
Foto: Maryane Meira