Camaçari: Implantação do Bahia pela Paz será pauta de encontro entre prefeitura e SJDH

 Camaçari: Implantação do Bahia pela Paz será pauta de encontro entre prefeitura e SJDH

Nesta quarta-feira (7), a implantação do Programa Bahia pela Paz no município será pauta de reunião encontro entre a Prefeitura de Camaçari e a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos da Bahia (SJDH), oportunidade em que o prefeito Luiz Caetano e o titular da pasta estadual, Felipe Freitas, vão conversar sobre a instalação e as diretrizes do Coletivo Bahia Pela Paz na cidade. O encontro acontece na sala de reuniões da Secretaria de Governo (Segov), às 9h.

A parceria com as prefeituras dos municípios que receberão os coletivos é considerada imprescindível para viabilizar a participação de profissionais da assistência social na busca ativa dos beneficiários do programa; de agentes comunitários de saúde em ações de prevenção à violência e na promoção de uma cultura de paz; além de fortalecer a articulação com redes da sociedade civil, voltadas à promoção dos direitos da juventude.

Com início em junho de 2024, o Programa Bahia pela Paz é uma iniciativa estratégica do Governo do Estado, coordenada pela SJDH para prevenir e combater a violência que tem vitimado jovens baianos, em sua maioria negros, com idade entre 12 e 29 anos. Reduzir o número de mortes intencionais no estado é uma meta da iniciativa.

Proposto a partir de uma nova perspectiva da política de segurança pública, que tem como foco a prevenção e a redução da violência, o Bahia pela Paz investe na cultura de paz, na formação cidadã dos jovens, no avanço dos serviços públicos locais e na construção conjunta com a sociedade civil de possíveis soluções para os problemas das comunidades que abrange.
Uma das principais ações do programa é a implantação dos Coletivos Bahia pela Paz, que são centros de referência em direitos humanos localizados em regiões com alta vulnerabilidade.

Os equipamentos buscam fortalecer as comunidades por meio de iniciativas integradas nas áreas de educação, cultura, assistência social, trabalho, segurança pública e desenvolvimento humano, tendo como principais beneficiários jovens de 12 a 29 anos de idade e suas famílias.
O secretário Felipe Freitas destacou que é preciso construir coletivamente as saídas para as questões relacionadas à violência. “E é nessa perspectiva que os coletivos têm sido estruturados, buscando esse diálogo estreito com as comunidades para que as ações do programa correspondam às expectativas de quem vive os problemas da violência no seu dia a dia. Temos uma equipe profissional que vai atuar com iniciativas para a elevação da autoestima dos jovens e para estimular o cuidado com a sua trajetória e de sua comunidade”.

Ao todo, no estado, serão instalados 24 Coletivos Bahia pela Paz. Além de Camaçari, nas cidades de Jequié, Simões Filho, Dias d’Ávila, Lauro de Freitas, Santo Antônio de Jesus e Valença. Atualmente, já estão em funcionamento dois equipamentos em Feira de Santana, que receberá mais uma unidade, e quatro em Salvador, onde serão inaugurados mais oito coletivos.

*Camaçari:* localizada na Região Metropolitana de Salvador (RMS), Camaçari é o maior polo industrial da Bahia e um dos maiores do Hemisfério Sul, com destaque para os setores químico, petroquímico e automobilístico; e um dos municípios com maior produto interno bruto (PIB) per capita do estado, calculado em R$ 109.866,84 de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no censo demográfico de 2021.

O município ocupava a quarta posição entre os municípios mais violentos do Brasil, em 2022, com uma taxa de 76,6 homicídios por 100 mil habitantes, de acordo com o Atlas da Violência 2024.

É no enfrentamento a esta estatística que o Bahia pela Paz atua, tendo na parceria com o Executivo municipal base para cumprir uma de suas metas, a redução de mortes violentas na cidade e no estado da Bahia como um todo.

Foto: Juliano Sarraf

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.