Camaçari inicia testes com ônibus elétricos para estudo de mobilidade sustentável

Camaçari foi um dos seis municípios escolhidos pelo Fórum Baiano de Secretários e Dirigentes de Mobilidade Urbana para testagem de ônibus elétricos. O teste integra a ‘Oficina de Eletromobilidade no Transporte Público’ e visa aprofundar o conhecimento técnico sobre a descarbonização das frotas e a aplicação de soluções de mobilidade sustentável em cidades baianas.
No município, o estudo técnico é conduzido pela Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT). Esta semana, o órgão iniciou o teste prático com um ônibus elétrico e nas próximas semanas fará com outros ônibus elétricos de diferentes fabricantes e modelos, integrados à frota do sistema emergencial, o Conecta Camaçari, como explica o diretor-superintendente, Edmilson Sousa.
“Os testes ocorrerão em condições reais de operação, em linhas de alta demanda de passageiros, e servirão como elemento de análise das variáveis essenciais para a viabilidade da eletrificação de parte da futura frota de ônibus, que irá compor o quantitativo final da frota de concessão definitiva, formada por veículos a combustíveis e elétricos”, detalha.
Conforme análise feita pela superintendência, esta etapa de testagem permitirá ao município obter dados reais como consumo de energia, custos e processos de manutenção, eficiência dos veículos em diferentes condições climáticas e de relevo, entre outros indicadores relevantes para um projeto sustentável e de longo prazo. Com o primeiro ônibus já em circulação, os testes serão feitos nos roteiros do Jardim Limoeiro, Parafuso, Vila de Abrantes, Arembepe e Barra do Pojuca.
Em reconhecimento ao zelo no trabalho, a única motorista mulher do sistema, Renata da Silva Bonfim, 36 anos, foi escolhida para realizar os testes. “A sensação é incrível, muito boa, e bem confortável. É um carro que não tem barulho e é prazeroso vir trabalhar. Não só para mim o conforto, como motorista, que tenho que enfrentar o trânsito no dia a dia, mas também para os passageiros, que vão ter os cabos USB para carregar os celulares, passar o tempo na viagem e se distrair”, afirmou a profissional, que atua há mais de dez anos na área.
Além de Camaçari, também promovem a testagem os municípios de Feira de Santana, Jequié, Luiz Eduardo Magalhães, Salvador e Vitória da Conquista. A iniciativa tem o objetivo de tornar a Bahia referência na discussão e aplicação de novas tecnologias para a mobilidade urbana.
Foto: Juliano Sarraf