Camaçari marca presença na INDEX – A Feira da Indústria da Bahia 2025

A Prefeitura de Camaçari está presente na INDEX – A Feira da Indústria da Bahia 2025, um dos mais relevantes encontros do setor industrial do estado. O evento, que foi iniciado nesta quarta-feira (27), e segue até sexta-feira (29), no Centro de Convenções Salvador, reúne empresas, líderes e profissionais para impulsionar negócios, fomentar parcerias e apresentar as principais inovações do mercado.
O prefeito Luiz Caetano esteve presente na abertura e falou sobre o momento. “O evento em si já demonstra como cresceu a indústria na Bahia nestes últimos anos, houve esse movimento muito grande dos municípios. Foi a parte puxada pela indústria, quando passaram a construir os distritos industriais em vários municípios, entre eles também Camaçari, que é o maior e melhor exemplo do processo de industrialização e de inovação da indústria brasileira a partir do nosso município, com novas tecnologias, inclusive, aproveitando empresas de energia limpa, como é a BYD, e outras mais que estão se instalando no município”.
O gestor municipal ainda participou como palestrante na mesa-redonda, que teve como tema central “Desenvolvimento Econômico Municipal e o Papel da Indústria no Interior da Bahia”. A prefeitura conta ainda com stand institucional, voltado para atender potenciais parceiros e investidores, apresentando o Guia do Investidor de Camaçari, material especialmente desenvolvido para destacar as vantagens competitivas do município e posicioná-lo como uma cidade inovadora, sustentável e pronta para novos investimentos.
Uma das pastas presentes no evento foi a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Camaçari (Sedec). “A participação do município na INDEX simboliza nossa determinação em mostrar ao Brasil e ao mundo que somos um território conectado ao futuro, preparado para receber investimentos que valorizem nossa vocação industrial e, ao mesmo tempo, promovam qualidade de vida, inovação e práticas sustentáveis”, destacou a secretária Adriana Marcele.
A participação contempla ainda a apresentação de projetos estruturantes, como o Programa Acelera Camaçari e a agenda de apoio ao empreendedorismo e à indústria local. Além de destacar os robustos incentivos fiscais, programas de qualificação de mão de obra e políticas de sustentabilidade, como o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) Verde e a Lei Municipal de Inovação.
A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur) também esteve presente na feira. O gestor da pasta, Rodrigo Nogueira, falou sobre a participação. “Esse é um momento muito importante para o estado da Bahia como um todo, no que se refere à atividade industrial aqui no estado, e que tem uma repercussão em todo o país. Camaçari não podia estar fora disso, já que é um dos maiores polos industriais do mundo e nesse sentido a prefeitura está aqui fazendo parte. Estamos com grandes expectativas”, afirmou.
Maior polo industrial do Hemisfério Sul, Camaçari reúne mais de 90 empresas em seu complexo industrial, responsável por cerca de 20% do Produto Interno Bruto (PIB) da Bahia, movimentando aproximadamente R$ 80 bilhões ao ano. Com localização estratégica, conectividade logística e infraestrutura consolidada, o município se apresenta como um território preparado para receber novos negócios e expandir cadeias produtivas.
A INDEX é realizada pela Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb) e pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/Bahia). O evento contou, ainda, com a participação do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues; do presidente da Fieb, Carlos Henrique Passos, e diversas autoridades.
Fotos: Juliano Sarraf