Camaçari: Planejamento de execução e conclusão da obra do Centro Histórico é apresentado ao comércio; intervenção inicia dia 13

 Camaçari: Planejamento de execução e conclusão da obra do Centro Histórico é apresentado ao comércio; intervenção inicia dia 13

O planejamento final de execução das obras de revitalização do Centro Histórico de Camaçari foi apresentado à classe empresarial e aos comerciantes da região nesta terça-feira (11), durante evento no auditório da Casa do Trabalho.

A retomada dos serviços ocorrerá de forma gradativa, a partir desta quinta-feira (13), visando impactar de forma mínima o dia a dia dos comerciantes e munícipes. Essa primeira etapa contempla o final da Rua Santa Bernadete, bem como parte da Avenida Getúlio Vargas, especificamente no trecho entre a Praça Desembargador Montenegro e o Banco Itaú.

Além da Rua Santa Bernadete e da Avenida Getúlio Vargas, entram na lista também as ruas da Bandeira e Adelina de Sá. No que se refere às praças, ainda recebem intervenções a Abrantes e a 1º de Maio. Ao todo, a execução do projeto será feita em seis etapas, que devem durar até dezembro.

O planejamento foi apresentado pelo gestor da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), José Mário Lima, que sintetizou a necessidade de ajustes importantes no projeto anterior, interrompido durante a gestão passada. Conforme o secretário, foi identificada, por exemplo, a ausência de uma rede de esgotamento sanitário. “Não tinha esgotamento sanitário na região, mas, agora, em parceria com a Embasa [Empresa Baiana de Águas e Saneamento] vamos deixar prontas as tubulações que futuramente irão recolher os esgotos, sob responsabilidade da Embasa”, iniciou o secretário.

Alterações no piso também foram assinaladas. “Foi necessário alterar o piso, que na ideia passada era que fosse compartilhado. Mas, ao invés disso, vamos deixar uma diferença de cinco centímetros entre a calçada e a pista de rolamento dos automóveis para, assim, evitar que em uma chuva forte a água retorne e acabe gerando um grande problema de alagamento dos empreendimentos”, completou o titular da pasta.

Ainda de acordo com o gestor da Seinfra, será feita uma rede de drenagem para coletar as águas dos telhados. “Dessa maneira impedimos transtornos para as pessoas que transitam na calçada, evitamos que elas fiquem molhadas. A água armazenada nos telhados, geralmente não tem um volume pequeno”, esclareceu José Mário.

Presente no encontro, a presidente da Associação Comercial e Empresarial de Camaçari (Acec), Manuelina Ferreira, parabenizou as adaptações que contemplam o novo planejamento. “Fico feliz pela preocupação em reduzir, ao máximo, os impactos. Pensando no empreendedorismo, fazendo tudo aos poucos, sem a intenção de causar mais transtornos. Porque vivenciamos isso ao longo do ano passado. Hoje, posso dizer que nós enquanto entidades e associações, participamos dessa reestruturação, afinal, o objetivo é fazer o nosso comércio crescer de maneira organizada, bonita, sem prejudicar os comerciantes”, avaliou.

Reforçando a fala da presidente da Acec, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) ressaltou o cuidado na comunicação com a classe empresarial. Dentro desse processo de reestruturação, a titular da pasta frisou que a prioridade sempre foi manter um diálogo com as entidades comerciais e com os empresários dos setores que vão ser impactados pela obra.

Para a secretária da Sedec, Adriana Marcele, a unidade, na tomada de decisões, é indispensável para o bom êxito dos serviços. “A gente não quer caminhar só, mas fazer um trabalho comprometido e responsável, junto com cada empresário e com cada comerciante. Foi feito todo um planejamento para nesse período dar suporte aos comerciantes”, afirmou a gestora.

As obras do Centro Histórico de Camaçari foram paralisadas em meados de novembro de 2024. À época, foram investidos cerca de R$ 30 milhões, fruto do convênio com o CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe. A parceria com a instituição financeira continua, no entanto, além de arcar com o empréstimo inicial, citado acima, a atual gestão municipal precisou fazer uma nova concessão para finalizar as intervenções no município.

Estiveram presentes no evento, o prefeito Luiz Caetano; a vice-prefeita do município, Pastora Déa Santos; o vereador Tagner Cerqueira; bem como o secretário de Relações Institucionais (Serin), Ademar Lopes; além de representantes da Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT) – que irá atuar e fiscalizar as intervenções durante o período das obras.

*Veja, a seguir, como vai funcionar e o prazo estipulado para cada etapa das obras:*

As datas são uma estimativa, e estão sujeitas à alterações decorrentes, inclusive, das mudanças climáticas.

*Etapa 1*
1. Final da Rua Santa Bernadete, ao lado da Praça Abrantes
Início: 13/3/2025
Previsão de término: 27/4/2025

2. Meio da Avenida Getúlio Vargas, trecho entre a Praça Desembargador Montenegro e o Banco Itaú
Início: 13/3/2025
Previsão de término: 5/4/2025

*Etapa 2*
1. Final da Avenida Getúlio Vargas, trecho entre o Banco Itaú e a Praça Abrantes
Início: 28/4/2025
Previsão de término: 4/6/2025

2. Meio da Rua Adelina de Sá, do cruzamento da Rua Santa Bernadete até o Banco Itaú
Início: 28/4/2025
Previsão de término: 15/6/2025

*Etapa 3*
1. Início da Avenida Getúlio Vargas, trecho entre a Praça Desembargador Montenegro e o cruzamento com a Rua da Bandeira
Início: 16/6/2025
Previsão de término: 10/7/2025

2. Rua Santa Bernadete até o cruzamento com a Rua Getúlio Vargas
Início: 16/6/2025
Previsão de término: 3/8/2025

*Etapa 4*
Início da Rua Adelina de Sá até o cruzamento com a Rua Santa Bernadete
Início: 4/8/2025
Previsão de término: 21/9/2025

*Etapa 5*
Final da Rua Adelina de Sá, do Banco Itaú até o cruzamento ao lado da feira
Início: 22/9/2025
Previsão de término: 26/10/2025

*Etapa 6*
Rua da Bandeira
Início: 27/10/2025
Previsão de término: 4/12/2025

Foto: Patrick Abreu

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