Camaçari: Prefeitura capacita técnicos para elaboração do PPA 2026-2029

Para dar início às ações de elaboração do Plano Plurianual de Camaçari (PPA) 2026-2029, foi realizada nesta segunda-feira (28) a abertura do Ciclo de Treinamento, no auditório da Secretaria de Governo (Segov). A capacitação tem como objetivo alinhar procedimentos, apresentar as diretrizes metodológicas e assegurar a uniformidade no processo de construção do projeto de lei do PPA.
“Hoje, estamos realizando mais uma etapa do ciclo de treinamento do planejamento municipal. Essa etapa tem como foco a realização de discussões técnicas para consolidar as diretrizes e base da elaboração do Plano Plurianual – instrumento de planejamento essencial para pensarmos o futuro da cidade de Camaçari. O papel da Segov é fomentar e fortalecer o debate institucional”, endossou a secretária de Governo, Ednalva Souza.
O assistente da secretária de Governo, Nelton Sena, explicou a intenção da pasta em promover a formação. “O objetivo hoje foi fazer o treinamento do pessoal que está à frente das secretarias, os técnicos, sobre esse processo de elaboração do PPA. A gente fez um treinamento e apresentou como vai ser a estrutura para as secretarias começarem a desenvolver o projeto. O PPA é um instrumento legal e estamos buscando, casar as propostas de governo com esse planejamento para os próximos quatro anos”, reforçou.
A iniciativa foi voltada para técnicos responsáveis pelo planejamento de programas, ações e metas das secretarias municipais, como a de Educação (Seduc), que teve como uma das representantes a assessora técnica, Cláudia Opa.
“É muito importante para a gente pensar todo o planejamento dos anos. O planejamento macro tem a importância especial para a Seduc, porque sempre fez parte do nosso processo de educação, mas pensar de forma assertiva, levando em consideração os recursos que o município tem, o processo de autoformação da Seduc, também dos professores, dá para a gente uma perspectiva de inovação, de mudança, de transformação, que é isso que todo mundo espera da Secretaria da Educação”, pontuou.
Outro participante foi o coordenador de Contratos e Compras da Secretaria de Saúde (Sesau), Felipe Calheiros, que destacou a importância da iniciativa. “Sistemicamente falando é algo interessante, porque padroniza entre as secretarias a forma de trabalhar e até facilita para os órgãos de análise, fiscalização”, finalizou.
O PPA é um dos elementos que fazem parte do tripé do planejamento e orçamento público, ou seja, tudo que tiver do município em questão de investimento público ou manutenção da cidade deve estar no plano. É uma peça de médio prazo, para os próximos quatro anos do governo municipal, que começa a valer em 2026.
Após a abertura técnica, ao longo da semana serão realizados encontros individuais com as secretarias. E, a partir da próxima semana, iniciam as consultas públicas, escutando toda a população e a sociedade civil organizada.
Foto: Patrick Abreu