Camaçari: Setur oferta curso de qualificação para quase 300 baianas de acarajé

Reconhecendo a importância cultural e econômica das baianas de acarajé do município, a Secretaria de Turismo de Camaçari (Setur) realiza curso de qualificação para cerca de 300 profissionais, entre os dias 2 e 30 de setembro. A iniciativa é realizada em parceria com a Secretaria de Turismo do Estado da Bahia.
Durante a formação serão abordados temas, como culinária brasileira, vestuário tradicional, ritualística e candomblé, eventos e festividades, simbologia e resistência, difusão cultural, estratégias de salvaguarda, capacitação profissional, ações de autoestima, eventos do dia a dia, além de marketing digital.
O titular da Setur, Patrício Oliveira, destacou a parceria entre as secretarias de turismo municipal e estadual. “É de fundamental importância para a qualificação de nossas baianas, para transformar Camaçari num destino turístico de excelência. Nesse momento, serão qualificadas quase 300 baianas que representam não só a Bahia, mas, a arte, a cultura e a gastronomia, que são essenciais para que nós possamos receber bem. Afinal, a Bahia está num momento ímpar. E que Camaçari consiga receber todos da maneira que merecem, com sorriso e com a culinária que representa a nossa gente e o nosso povo”.
A Setur destaca, ainda, que as baianas de acarajé são guardiãs de tradições afro-brasileiras, preservando saberes e práticas por meio do preparo e da venda de iguarias, como o acarajé e o abará, mingau, e as demais comidas do tabuleiro que são reconhecidos como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.
Além disso, as baianas contribuem para o turismo, participando de eventos religiosos e culturais, como a Lavagem do Bonfim; as lavagens das localidades de Camaçari, que ocorrem no mês de janeiro e em diferentes períodos ao longo do ano; e a Festa de Iemanjá, que atrai visitantes de diversos locais.
Foto: Adeilson Carsan