Campeonato: treinamento com atletas olímpicos de Ginástica começou nesta terça-feira em Lauro de Freitas

 Campeonato: treinamento com atletas olímpicos de Ginástica começou nesta terça-feira em Lauro de Freitas

O município de Lauro de Freitas sedia a partir desta terça-feira (09) o Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Ginástica Artística, que ocorre até o dia 14 de agosto, na Arena de Esportes da Bahia, antigo Centro Pan-Americano de Judô, localizado na Praia de Ipitanga. Hoje foi realizado o primeiro treinamento com os atletas, que estão divididos nas categorias adulto e infantil, 181 atletas estarão em busca de medalhas por equipes. O campeonato é disputado por 19 clubes no feminino e 11 no masculino, que representam sete estados.

A competição é organizada pela Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), com patrocínio oficial das Loterias Caixa e apoio da Federação Bahiana de Ginástica (FBG), Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas e Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb). O evento, com disputas programadas para os turnos da manhã, tarde e noite, é gratuito e aberto ao público.

Entre os grandes atletas da competição, o medalhista de bronze no solo nas Olimpíadas Rio 2016, Arthur Nory, demonstrou estar focado para vencer junto a sua equipe do Clube Pinheiros. “Estamos representando nosso clube, treinamos muito para esse formato de competição e vai ser bacana. É a primeira vez que estou competindo na Bahia. A estrutura aqui está incrível, o ginásio, a aparelhagem. Agora é torcer para vir o ouro”, conclamou.

Além de Nory, outros ginastas consagrados disputam no Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Ginástica Artística. Entre os nomes estão o de Rebeca Andrade, campeã olímpica nos Jogos de Tóquio 2021, Arthur Zanetti, campeão nos Jogos Olímpicos de Londres 2012, Flávia Saraiva, campeã mundial de ginástica, Francisco Barretto Junior, campeão pan-americano, Jade Barbosa, campeã mundial e pan-americana juvenil, e Lorrane dos Santos, campeã pan-americana.

Representante da Prefeitura de Lauro de Freitas, o secretário Municipal de Esporte e Lazer (SETREL), Uilson Souza, destacou que a cidade já é consagrada por receber eventos esportivos de alcance internacional. “A vinda deste campeonato tem tudo a ver com a relação de múltiplas modalidades que acompanhamos, desenvolvemos e damos ênfase, tanto na iniciação esportiva, como de eventos. A Casa de Ginástica da Bahia, sediada no Ginásio do Aracuí, é um exemplo de iniciação, e a realização do campeonato é um estímulo para quem está na iniciação, para que se tornem atletas de alta performance e até olímpicos”, disse.

Ainda de acordo com o secretário Uilson, o município de Lauro de Freitas desenvolve 26 modalidades esportivas cotidianamente.  “Na semana passada foi concluída no município a etapa baiana do Campeonato Brasileiro de Skate Street Amador 2022, e na semana retrasada tivemos o judô sul-americano de veteranos. O município fomenta o esporte desde a iniciação até eventos de grande porte”, completou. Também neste mês de agosto, Lauro de Freitas recebe a 2ª edição do Bahia Surf Festival, nos dias 19, 20 e 21, na Praia de Ipitanga.

Coordenadora do projeto Casa de Ginástica da Bahia (Cagiba) em Lauro de Freitas e presidente da Federação Bahiana de Ginástica, Evelin Lôbo, comentou que o campeonato fomenta a prática de modalidades de ginástica. “Na Bahia temos em funcionamento a ginástica rítmica. Com o campeonato aqui na cidade, com a participação de grandes atletas, vislumbramos ainda mais o fomento do esporte. A Cagiba, que foi abraçada por Lauro de Freitas, vai estar presente neste evento”, destacou.    

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading