Câncer de mama: A informação para compreensão!

*Por Diandra Janaína

Este ano o INCA (Instituto Nacional de Câncer) propõe a necessidade de discutirmos este assunto na campanha “Outubro Rosa: Vamos falar sobre isso?”. E assim o faremos neste artigo. Convido os leitores para obterem mais informações e compreenderem a dimensão desta problemática que se insere na realidade da saúde brasileira e mundial.

O câncer de mama vem sendo um grande vilão na atualidade. É o câncer mais incidente entre as mulheres, excetuando-se os casos de tumores de pele não melanoma. Responde por cerca de 25% dos casos novos a cada ano, e é a 5ª causa de morte por câncer em geral. Infelizmente, é a causa mais frequente de morte por câncer em mulheres.

O câncer de mama é uma doença resultante de alterações celulares clínicas e morfológicas, assim como, as assinaturas genéticas possuem diferentes respostas terapêuticas.

Os sintomas mais comuns são: aparecimento de nódulos (caroço) fixo, endurecido, e, geralmente indolor, pele da mama avermelhada, retraída ou com aspecto de casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo), pequenos nódulos na região axilar ou no pescoço, saída de secreção dos mamilos.

Quanto aos fatores de riscos, vale ressaltar que não existe causa única! Contudo, devemos ficar atentos: idade, fatores endócrinos, história reprodutiva, fatores comportamentais/ambientais, fatores genéticos/hereditários. Sendo assim, mulheres acima de 50 anos, menarca precoce, menopausa tardia, primeira gravidez após os 30 anos, nuliparidade, ausência de amamentação, uso de contraceptivos orais (estrogênio/progesterona) terapia de reposição hormonal, ingestão de bebidas alcoólicas, sobrepeso e obesidade após a menopausa, exposição à radiação ionizante, tabagismo, sedentarismo, história familiar de câncer de mama e de câncer de ovário.

O câncer de mama quando detectado no início, pode aumentar a eficácia do tratamento e a cura. Desta forma, realizar o auto exame das mamas permite maior conhecimento sobre o seu corpo; a mamografia de rastreamento em mulheres de 50 a 69 anos, uma vez a cada dois anos (quando não há sinais e sintomas); e a mamografia diagnóstica como exame complementar a investigação de lesões na mama.

Estima-se que alguns cuidados adotados podem evitar o câncer de mama, são eles: praticar atividade física, alimentação e nutrição adequada, controle do peso, evitar consumo de álcool e cigarros, e a amamentação.

Fiquem atentos! Homens também podem ter câncer de mama (cerca de 1% dos casos). E o SUS oferece a mamografia para todas as idades, quando há indicação médica.

Estarmos informados e compreendermos a situação que envolve o câncer de mama, perpassa não somente o conhecimento sobre os cuidados que devemos ter com a nossa própria saúde, mas também a responsabilidade de sermos vetores da conscientização e disseminação do assunto.

Fonte: INCA, Instituto Nacional de Câncer.

*BIOGRAFIA

Diandra Janaina Torres Moreira Cezar, nasceu em Salvador – BA, em 02 de fevereiro de 1989. Estudou Enfermagem pela Universidade Estácio de Sá (2011), Pós Graduanda em Enfermagem Dermatológica, Expertise em Palestras pela Repense, Estratégia em Saúde da Família. Atualmente desempenha atividades de assistência de enfermagem, e ministra palestras em empresas e instituições de ensino, visando o compartilhamento da informação sobre os aspectos da saúde.

Redes sociais:

www.linkedin.com (Diandra Janaina)

www.facebook.com/diandrajanaina

www.twitter.com/diandrajanaina

www.instagram.com/diandrajanaina

Contato para palestras:

Tel. (71) 99915-2515

E-mail: repensesaude@gmail.com

 

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading