Candidatos precisam estimular vocações econômicas municipais

 Candidatos precisam estimular vocações econômicas municipais

Um tema frequentemente negligenciado nas discussões das eleições municipais é a responsabilidade que as gestões públicas locais devem ter no sentido de ajudar a criar oportunidades –de desenvolvimento econômico e geração de riquezas para seus munícipes.

 

Quase sempre há uma passividade nesse sentido, acreditando-se que essas questões estão mais vinculadas às esferas do governo federal e estaduais. As prefeituras podem e devem ser um agente central no sentido de definir, identificar e estimular a vocação econômica de cada cidade, procurando articular-se com todos os atores importantes do município para criar as condições necessárias para gerar renda, riqueza e oportunidades de trabalho e progresso para seus habitantes.

Por exemplo, a cidade do Rio de Janeiro acabou de sediar um evento de extraordinária magnitude e amplitude global, estimulando a vocação já existente da cidade de ser um polo de turismo internacional. Por suas belezas naturais e infraestrutura atual, teria plenas condições de se tornar um dos principais magnetos turísticos do mundo.

Porém, a existência de alguns obstáculos dificulta essa possibilidade. Os problemas de segurança, as más condições ambientais, entre outros fatores, inibem esse posicionamento.

A cidade de São Paulo vem passando há décadas por uma transição importante de polo industrial para se constituir em uma cidade orientada para serviços. Nesse sentido, o que deve ser melhorado para viabilizar e apoiar essa transição?

 

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