Candidaturas são retiradas em favor de Tássio Brito, que avança como nome de consenso no PT Bahia

Em um gesto que reforça a construção de unidade dentro do Partido dos Trabalhadores da Bahia, quatro pré-candidatos à presidência estadual da sigla anunciaram nesta quarta-feira (7) a retirada de suas candidaturas para apoiar o nome de Tássio Brito. Edízio Nunes (Avante), Tagner Cerqueira (Movimento PT), Osmar “Jojó” Galdino (Resistir e Avançar) e Lucineia Durães (Esquerda Popular Socialista) declararam publicamente apoio ao atual secretário de Finanças do PT Bahia, fortalecendo sua pré-candidatura com base em diálogo e renovação política.
Tido como um nome da nova geração do partido, Tássio Brito tem trajetória marcada pela militância estudantil e acumula experiências como dirigente municipal e estadual do PT. O apoio dos ex-candidatos é visto como estratégico para consolidar um nome de consenso, apoiado pelo senador Jaques Wagner, principal articulador da unidade interna, e endossado pelo governador Jerônimo Rodrigues. “Recebo com alegria essa construção coletiva e sei da responsabilidade de liderar o partido no próximo período”, afirmou Tássio.
Com o fortalecimento do seu nome, Tássio Brito desponta como favorito para comandar o PT na Bahia, num momento em que a legenda busca se organizar para os desafios eleitorais de 2026. A articulação em torno de seu nome sinaliza a busca por coesão interna e preparação para os principais objetivos do partido: a reeleição do presidente Lula e do governador Jerônimo. As negociações seguem, com o objetivo de ampliar ainda mais o arco de alianças internas em torno de um projeto unificado.