Capital baiana se prepara para o X Festival da Cultura Japonesa

 Capital baiana se prepara para o X Festival da Cultura Japonesa

O Parque de Exposições ganha, aos poucos, uma decoração oriental para receber o X Festival da Cultura Japonesa de Salvador – Bon Odori. Equipes de montagem trabalham na instalação de tendas e stands, que vão servir como estrutura para o evento, realizado no próximo fim de semana (27 e 28 de agosto), das 10h às 22h.

Nos dois dias, o festival deve atrair cerca de 40 mil pessoas interessadas em conhecer a dança, música, culinária, literatura e produtos japoneses. “O Bon Odori é realizado em Salvador com o objetivo de divulgarmos e ensinarmos um pouco da cultura japonesa para crianças e adultos. É uma maneira de valorizarmos a influência do Japão na história do Brasil”, destaca o coordenador do festival, João Koji.

O evento, que já faz parte do calendário cultural da capital baiana, é realizado pela Associação Cultural Nipo Brasileira de Salvador (Anisa), com patrocínio do Governo do Estado, por meio do Programa Estadual de Incentivo ao Patrocínio Cultural (Fazcultura). Durante o festival, grupos de vários estados vão apresentar diversos tipos de danças, compartilhando com o público baiano esta importante expressão cultural de um país milenar, trazida para o Brasil pelos imigrantes japoneses, há mais de um século.

As danças clássicas (Koten Buyô), popular (Zô Odori), folclórica (Minzoku Gueinou) e moderna (Sousaku Buyô) serão apresentadas. Com um repertório de canções tradicionais, o grupo Cultural Wado, criado em Salvador, em 2009, vai apresentar um show que envolve música e dança. A equipe baiana PiL, que reúne dançarinos especializados em danças cover de grupos consagrados de K-pop (pop coreano) e J-pop (pop japonês), também está confirmada no evento.

Além da dança, o evento conta com apresentações de artes marciais, música, oficinas, ilusionismo, cosplayers e atrações para todas as idades. Em dois palcos serão realizadas atividades para toda a família. O tema desta edição é ‘Odori’ – a dança tradicional japonesa.

Outro destaque do festival é a oferta gastronômica variada, com pratos tradicionais da culinária japonesa. Vinte restaurantes vão oferecer ao público opções como sushi, yakisoba, tempurá, udon e lamén, entre outros pratos. Os ingressos custam R$ 9 (antecipado) e R$ 20 (nos dias do evento), com direito à meia-entrada para estudantes e idosos. Crianças até 8 anos não pagam. Mais informações sobre a programação e a venda dos ingressos podem ser obtidas no site do evento.

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.