Cármen Lúcia dá voto decisivo e STF forma maioria para condenar Bolsonaro

 Cármen Lúcia dá voto decisivo e STF forma maioria para condenar Bolsonaro

A ministra Cármen Lúcia votou, nesta quinta-feira (11), pela condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro e de outros sete réus pelo crime de organização criminosa. Com sua manifestação, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) alcançou maioria para reconhecer a culpa de todos os acusados.

“O panorama fático está demonstrado, está comprovada a violência e a grave ameaça”, afirmou a ministra em sua explanação, que ainda segue em andamento.

Além da organização criminosa, Cármen Lúcia deve se pronunciar também sobre os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito e de golpe de Estado.

Até o momento, o julgamento registra dois votos pela condenação — de Alexandre de Moraes e Flávio Dino — contra um voto divergente, do ministro Luiz Fux. Ainda falta o posicionamento do presidente da Primeira Turma, ministro Cristiano Zanin, cuja expectativa é de que também se manifeste nesta sessão.

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.