agosto 10, 2020

970×90

Carreta da saúde leva testagem para detectar covid-19 a Capiarara e Vilas do Atlântico

Carreta da saúde leva testagem para detectar covid-19 a Capiarara e Vilas do Atlântico

A carreta da saúde estacionou na manhã desta terça-feira (07) na via próxima ao Residencial Lauro de Freitas, no Capiarara, e levou para os moradores testagem rápida para detectar a covid-19, consultas médicas para sintomáticos gripais e respiratórios e orientações quanto as formas de transmissão do novo coronavírus. Simultaneamente do outro lado da cidade, Vilas do Atlântico também recebeu a barreira sanitária com a presença de médicos e enfermeiros para diagnóstico da doença. 

De acordo com a prefeita Moema Gramacho a iniciativa da gestão municipal em ampliar a testagem é importante para o mapeamento da doença e para identificar os pacientes assintomáticos, que não apresentam sintomas da enfermidade mas podem transmiti-la. “Aqui nesse residencial em Capiarara moram mais de 1400 famílias e tem muitas pessoas que tem dificuldade de se deslocar. Então nós trazemos a testagem para a comunidade e estamos fazendo isso bairro a bairro. Hoje temos o índice de contaminação de cada local justamente por conta dessa amostragem que estamos realizando”, destacou a gestora.

Logo cedo as pessoas chegam e se acomodam. A prefeitura colocou toldos e cadeiras com a distância segura de pessoa para pessoa. O teste é feito por meio da coleta de sangue com resultado em dez minutos. Em casos positivos, além da medicação, são orientadas em como proceder no seu isolamento durante o período do tratamento. No Capiarara 206 pessoas fizeram o exame e 58 estavam positivas. Já em Vilas do Atlântico foram testadas 130 pessoas com 36 positivos.

“Eu só tenho elogios, os profissionais educados e a gente chega até nervoso, mas é bem atendido e cuidado”, destacou a dona de casa Anacélia Borges. A moradora de Vilas do Atlântico levou o filho adolescente para também ser testado. O jovem estava mais ansioso e não escondia o medo da agulhada. “Ainda bem que é rápido, não senti nada”, disse após realizar o teste.

As ações de testagens já foram realizadas em todos os bairros de Lauro de Freitas, com exceção de Buraquinho e Pitangueiras que deve receber o equipamento ainda nesta semana. A estratégia é alinhada aos decretos municipais que determinam as restrições de circulação. De hoje até dia 12 de junho estas três localidades (Vilas, Buraquinho e Pitangueiras), estão com restrição de circulação e aglomeração de pessoas em espaços públicos ou privados, em uma área equivalente a 2 km de circunferência a partir da entrada principal de Vilas. 

Carreta

Lauro de Freitas é o primeiro município da Região Metropolitana de Salvador a implantar uma carreta para levar atendimentos médicos e testagem para Covid-19. O veículo possui três salas para a realização do exame e dois consultórios médicos. A estrutura conta com uma equipe multidisciplinar formada por dois médicos, três enfermeiros, três técnicos de enfermagem, um psicólogo e um assistente social, além dos organizadores da sala de espera.

 

Compartilhe
abaixo de Saúde

Sobre o autor

posts relacionados

deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

abaixo de Saúde