Carreta da Saúde testou moradores de Areia Branca para COVID-19 neste domingo (26)

 Carreta da Saúde testou moradores de Areia Branca para COVID-19 neste domingo (26)

A carreta da saúde, veículo adaptado pela Prefeitura de Lauro de Freitas para levar as ações de combate à Covid-19 aos bairros do município, esteve neste domingo (26) em Areia Branca. Foram realizados 145 testes rápidos, 35 moradores testaram positivo e já estão sendo acompanhados pelas equipes da Vigilância Sanitária Municipal. A carreta, que conta com cinco consultórios para atendimento, já percorreu todos os bairros do município.

 

Somente com a carreta da saúde e as barreiras sanitárias montadas durante as ações voltadas à restrição de circulação nos bairros do município, a Prefeitura já realizou 5.574 testes rápidos, deste total, 1.178 tiveram resultados positivos. Os testes rápidos também estão sendo realizados em dez unidades de saúde referência para pacientes contaminados ou com suspeita da doença, que também realizam o SWAB nasal e a coleta de material para o RTPCR, exame sorológico realizado no LACEN.

No Pronto Atendimento Santo Amaro de Ipitanga, inaugurado pela Prefeitura em abril, já foram realizados 3.426 testes rápidos e 565 Swab. O novo PA integra a rede de atendimento de referência para Covid-19, que conta ainda com as unidades de saúde Espaço Cidadão e São Judas Tadeu (Itinga), Irmã Dulce (Portão), mais duas em Vida Nova e Chafariz, UPA e Upinha, na Itinga, e os Pronto Atendimentos Nelson Barros, do centro e de Areia branca.

 

O médico Vidigal Cafezeiro, responsável pela Coordenação de Combate ao Coronavírus (CCC/COVID-19), criada pela Prefeitura para tratar exclusivamente das ações de combate à pandemia do coronavírus, destacou a importância da carreta da saúde no combate à proliferação do vírus no município, que tem 3.910 pessoas com Covid-19, de acordo com boletim epidemiológico deste domingo (26).

 

“Além de orientar os moradores no que diz respeito às medidas de prevenção contra a COVID-19, a carreta também é muito importante, pois viabiliza a testagem da população com suspeita para a doença, sem que estas pessoas precisem se deslocar até uma unidade de saúde, o que auxilia nas medidas estabelecidas pela gestão municipal voltadas à busca do isolamento social. Sem dúvidas, é um diferencial nas ações de combate à Covid-19 que estão sendo implementadas pelo município”, destacou o coordenador da CCV.

 

Testagem de servidores

Neste domingo (26), a Prefeitura de Lauro de Freitas também realizou a testagem rápida em 45 servidores de secretarias e órgãos que estão atuando nas ações de fiscalização do cumprimento da restrição de circulação noturna e das medidas de prevenção à Covid-19, por parte dos estabelecimentos comerciais autorizados a funcionar.

Dois servidores tiveram resultados positivos para a doença e também já estão sendo acompanhados pelas equipes da Vigilância Sanitária Municipal. Todos os servidores que estão atuando nas ações de fiscalização serão testados até esta segunda-feira (27).

 

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading