Carta elaborada na II Reunião do Fórum Baiano de Dirigentes e Secretários de Mobilidade Urbana deverá ser entregue por Moema à Lula, em agenda na Bahia nesta semana

A cidade de Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador, recebeu nesta última quinta (09) e sexta (10) a segunda reunião de trabalho do Fórum de Dirigentes e Secretários de Mobilidade urbana do estado, que contou com a presença de 20 secretários de toda a Bahia e de outros estados como Aracaju-SE, Florianópolis-SC e Campina Grande-PB.
O eixo central das discussões foi a questão das fontes de financiamento para o transporte coletivo urbano, que atualmente conta apenas com a tarifa pública arrecadada – em alguns casos complementada com subsídio dos municípios, se tornando insustentável para garantir os custos operacionais após os fortes impactos no setor causados pela pandemia do COVID-19 aliado à alta de insumos como pneus, peças e combustíveis.
A abertura do evento contou a presença da prefeita – e anfitriã – Moema Gramacho, que também ocupa o cargo de vice-presidente da FNP (Frente Nacional dos Prefeitos).
Em seu discurso, Moema se comprometeu em usar da sua força política e do espaço que tem no governo federal, tendo ocupado posição importante na transição do ministério das cidades, para representar o assunto em Brasília e buscar uma consolidação de um subsídio permanente na esfera federal para os sistemas de transporte coletivo.
O transporte coletivo urbano é um serviço essencial, garantido pela Constituição Federal e configura-se também como um serviço social, por ser utilizado principalmente pela parcela da população de menor poder aquisitivo, que precisa diariamente se deslocar para acessar serviços públicos e trabalhar, restando como único meio nas médias e grandes cidades de todo o país.
Na próxima terça-feira (14), o Presidente Luís Inácio Lula da Silva estará cumprindo agenda oficial na Bahia, na cidade de Santo Amaro, quando Moema deverá entregar uma carta elaborada fruto do trabalho do Fórum. Outra agenda que deverá estar em pauta para os próximos dias é uma visita ao Ministro da Cidades, para articulação junto ao Ministro Jader Barbalho Filho sobre o tema financiamento federal para os sistemas de transporte coletivo urbano.