CCJ da ALBA convoca reunião extraordinária para analisar caso do deputado Binho Galinha, afirma presidente Robinson Almeida

 CCJ da ALBA convoca reunião extraordinária para analisar caso do deputado Binho Galinha, afirma presidente Robinson Almeida

O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), deputado Robinson Almeida (PT), anunciou nesta terça-feira (7) que o colegiado foi oficialmente notificado sobre a decisão judicial que envolve o deputado estadual Binho Galinha (sem partido), preso na última sexta-feira (3).

De acordo com o parlamentar, a CCJ tem prazo regimental de até 72 horas para emitir parecer sobre o caso, garantindo o direito à ampla defesa do deputado, conforme determina o regimento interno da Casa.

“Recebemos hoje pela manhã um expediente da presidência da ALBA notificando o recebimento da decisão judicial. A CCJ, pelo regimento interno, tem até 72 horas para emitir parecer sobre a matéria e assegurar o amplo direito de defesa à parte. Por isso, estamos convocando uma reunião extraordinária para amanhã, dentro de 24 horas, onde a defesa será notificada para apresentar, caso queira, seus argumentos. Após isso, a Comissão dará prosseguimento aos trabalhos e entregará o parecer à Presidência e à Mesa Diretora dentro do prazo estabelecido”, explicou Robinson Almeida.

O deputado ressaltou que o procedimento segue rigorosamente os trâmites legais e regimentais, com foco na transparência, imparcialidade e respeito ao devido processo legal.

A reunião extraordinária da CCJ deve ocorrer nesta quarta-feira (8), quando será aberto oficialmente o prazo para manifestação da defesa. Após a emissão do parecer, o documento será encaminhado à Presidência da ALBA, que dará prosseguimento às etapas seguintes previstas pelo regimento.

O caso tem gerado grande repercussão política e institucional na Assembleia, que aguarda o envio integral da decisão judicial para dar seguimento às medidas internas cabíveis.

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.