CCZ de Lauro de Freitas leva ações preventivas para o Quingoma. Mais de 200 animais foram vacinados contra raiva

 CCZ de Lauro de Freitas leva ações preventivas para o Quingoma. Mais de 200 animais foram vacinados contra raiva

A segunda edição da ação “CCZ Mais Perto de Você” levou frentes de trabalho do Centro de Controle e Zoonoses para o bairro de Quingoma, neste sábado (29). Serviços como o de vacinação animal, teste de leishmaniose, combate às arboviroses, aplicação de raticida e orientação de saúde foram realizados. Mais de 80 profissionais vinculados ao CCZ de Lauro de Freitas prestaram serviços na comunidade. Foram vacinados 206 animais e visitadas 178 moradias.

Segundo Igor Fidelis, diretor do CCZ, a ação tem como foco estratégico locais onde há incidência de casos de endemias e de outras doenças transmitidas entre animais e pessoas. “Aqui no Quingoma, por ser um local distante do centro de Lauro, as pessoas também têm dificuldades de acessar os nossos serviços. Com isso, estamos realizando o controle de zoonoses in loco”, relatou.

Em Quigoma, as equipes de combate a zica vírus, dengue e a chikungunya, de leptospirose e de vacinação animal percorreram o bairro casa a casa, também levando orientações de saúde, com distribuição de material informativo. A vacinação antirrábica foi realizada em um ponto fixo, na Escola Rotary Clube, e com duas equipes itinerantes.

O secretário da Saúde, Augusto Cesar Pereira, acompanhou a ação e destacou a importância da iniciativa na prevenção de doenças, entre elas a leishimaniose, doença quase sempre fatal para os ataca animais e que pode ser transmitida ao homem. “Estamos planejando uma ação específica de busca ativa em todo o município para prevenir e conter essa doença”, enfatizou.

Maria das Graças de Jesus aproveitou a ação para vacinar e testar seus animais domésticos. “São tantos cachorros e gatos que a gente fica perdido em quem já tomou a vacina. Aqui já vacinou Risadinha, Berimbau, Nego, Mel, Branca, Furreca, Tico, Kelly [cachorros], e os gatos Aparecido, Ninho e Tuntum”, contou Maria enquanto buscava por outros animais dentro da residência.

No final da tarde, o balanço da ação deixou a equipe com a sensação de dever cumprido. 206 animais foram vacinados contra a raiva e 26 testes de leishmaniose aplicados dos quais seis deram positivo. As equipes também visitaram 186 casas em busca de foco do mosquito, aplicação de larvicida e orientação aos moradores sobre medidas de prevenção.

A ação anterior do “CCZ Mais Perto de Você” foi realizada no bairro do Centro com a disponibilização dos mesmos serviços. Ainda de acordo com Igor Fidelis, o projeto será executado mês a mês, nos bairros do município. Serviços do CCZ podem ser acionados pelo WhatsApp: 71 99608-9407. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading