Centro Administrativo de Lauro de Freitas recebe ações do Julho Amarelo; 220 pessoas são testadas para a hepatite

 Centro Administrativo de Lauro de Freitas recebe ações do Julho Amarelo; 220 pessoas são testadas para a hepatite

Em alusão ao Julho Amarelo, foram realizados testes rápidos para diagnóstico da hepatite, aconselhamento e vacinação no Centro Administrativo de Lauro de Freitas (Calf), nesta sexta-feira (23). A ação foi responsável pela testagem de 220 pessoas, vacinação de outras 90, além da distribuição de 1.152 preservativos masculinos e 150 femininos durante mais uma atividade da Secretaria Municipal de Saúde (Sesa), através da Superintendência de Vigilância a Saúde, para marcar o Dia Mundial de combate à doença, no próximo dia 28 de julho.

A servidora Lindinalva Maciel, 46, realizou a testagem e tomou a vacina. Ela parabenizou a iniciativa. “Foi uma boa chance sem que as pessoas tenham que se deslocar para fazer a testagem ou vacinar. A gente que tem a rotina corrida, essas ações facilitam bastante. Ficamos gratos pela oportunidade”, afirmou.

Dejair de Deus, diretor do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) informou que nenhum teste deu positivo. A iniciativa é responsável por ampliar o conhecimento das pessoas em relação às Hepatites Virais e facilitar o diagnóstico precoce da doença para melhor tratamento, destaca Dejair.

“O serviço extra-muro, quando a gente leva os serviços do CTA até as pessoas, é sempre muito importante para identificar a doença e iniciar o tratamento o mais rápido possível. Felizmente, hoje, nenhum teste deu positivo”. Se positivo, o paciente seria orientado a iniciar o tratamento no CTA.

Daniel de Assis, diretor da Vigilância Epidemiológica da SESA, destacou que assim como a ação realizada no Calf, a pasta intensificou as testagens em todas as Unidades de Saúde da Família (USF) do município. “A ideia é levar as ações do Julho Amarelo até as pessoas e para evidenciar a importância de combate às Hepatites Virais, além de informar que todo o tratamento e vacinação podem ser feitos pelo SUS”, contou.

Além do CTA, situado no Centro, Lauro de Freitas realiza testagem em todas as Unidades de Saúde da Família (USF). Mais informações através do telefone 71 3369-9940.

Dia D

Na próxima quarta-feira (28), quando é celebrado o Dia Mundial de Combate a Hepatite, a pasta vai realizar as seguintes ações: testagem, aconselhamento e vacinação contra hepatites em todas as USF. As unidades de urgência e emergência e os laboratórios realizarão sala de espera com a temática das hepatites virais. Ao longo da semana, as equipes da vigilância sanitária, saúde do trabalhador e vigilância da saúde ambiental seguirão visitando as barbearias, salões de beleza e estúdio de tatuagem.

 

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading