Centro de Aconselhamento e Testagem ganha nova sede em Lauro de Freitas

 Centro de Aconselhamento e Testagem ganha nova sede em Lauro de Freitas

O Centro de Testagem e Aconselhamento e Serviço de Atendimento Especializado (CTA/SAE) de Lauro de Freitas está de casa nova. A partir desta quarta-feira (09), a unidade que oferta atendimentos com médicos clínicos, dermatologistas, pneumologista e infectologistas, realiza testagens para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e dispensa medicamentos, passará a receber os pacientes em novo endereço, na rua Graciosa na Vila Praiana, no prédio onde funcionava anteriormente a Policlínica Professor Carlos Bastos.

 

Com o remanejamento da Policlínica para o Ambulatório da Unime, na Avenida Luís Tarquínio, o CTA transferiu toda sua estrutura e ampliou a oferta de serviços e horário de atendimento no novo local. “A mudança reduziu em 40% o custo com locação, além de ser um espaço bem maior que vai trazer mais conforto aos usuários e com a ampliação da oferta de mais serviços. O prédio passou por uma reforma na parte elétrica, hidráulica, pintura e novo mobiliário”, falou o secretário de Saúde, Augusto César Pereira.

 

Atualmente cerca de mil pessoas são assistidas pelo equipamento que oferece acompanhamento para diagnóstico positivo de hanseníase, tuberculose e ISTs como HIV, sífilis, hepatites virais. O CTA conta com uma equipe multidisciplinar composta ainda por médicos, enfermeiros, farmacêuticos, assistente social, psicólogos e técnicos. “Em breve a unidade passará a ofertar atendimentos em ginecologia, nutrição, proctologia e telemedicina”, informa o coordenador do CTA, Djair de Deus.

 

A estrutura conta com duas salas de espera, área externa verde, consultórios climatizados, farmácia, sala para marcação de consultas, salas de apoio e sala de arquivos. No local os pacientes podem realizar exames rápidos que diagnosticam ISTs em menos de 15 minutos. Além disto, a unidade dispensa a PrEP (Profilaxia Pré-Exposição ao HIV) que previne a infecção pelo HIV através da ingestão diária de um comprimido e a PEP (Profilaxia Pós-Exposição de Risco). Dispensação de medicamentos para tratamento de pneumonia, hanseníase, coleta de sangue para exames laboratoriais, aplicação de vacinas em pacientes e acompanhamento para gestantes soropositivas.

 

A unidade atende a demanda espontânea. Para agendar consultas ou realizar as testagens rápidas, basta se dirigir a sede do novo CTA de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, com documento de identificação com foto e cartão SUS.

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading