Ceonc realiza mais de 5 mil atendimentos no 1º semestre de 2025 em Camaçari

Com um total de 5.500 atendimentos realizados entre os meses de janeiro e junho deste ano, o Centro de Oncologia de Camaçari (Ceonc) segue como um importante equipamento de atenção à saúde da população, ofertando consultas, exames especializados e acompanhamento integral a pacientes com suspeita ou diagnóstico confirmado de câncer. O serviço é vinculado à Secretaria da Saúde (Sesau) e integra a rede municipal de atenção secundária.
Coordenado por Luciana Nogueira, o Ceonc atua com o objetivo de garantir diagnóstico oportuno e acesso rápido ao tratamento adequado, promovendo maior e melhor sobrevida aos pacientes. “A unidade visa acolher pessoas com suspeita ou confirmação de neoplasia maligna. Após o diagnóstico, o paciente é encaminhado para tratamento e realiza aqui mesmo o monitoramento da sua condição de saúde”, destacou a gestora.
Com uma equipe multiprofissional, o Ceonc oferece atendimentos em diversas especialidades, entre elas, endocrinologia, ginecologia, mastologia, oncologia clínica, urologia, psicologia, nutrição, enfermagem, radiologia específica e serviço social. Por lá, também são realizados exames como: punção de mama e de tireoide; biópsias de mama (guiadas por ultrassonografia), de próstata, de vulva e do colo uterino; bem como citologia do colo do útero, colposcopia e ultrassonografias para pacientes já matriculados na unidade. Além dos atendimentos clínicos, o centro também recebe material de biópsia para encaminhamento e análise laboratorial, e promove ações educativas em saúde.
Para Marisa dos Santos, 62 anos, moradora do bairro Nova Aliança (Phoc I), o serviço é sinônimo de acolhimento e cuidado. “Há mais de 15 anos, após descobrir um câncer de mama, sou acompanhada pelo Ceonc. Aqui, posso fazer o monitoramento com atendimento por diversos especialistas. Tudo muito bom e sempre sou muito bem atendida”, afirmou a diarista.
O acesso ao Ceonc é realizado preferencialmente por meio de Ficha de Referência ou via Regulação, embora também sejam acolhidas demandas espontâneas. Para o atendimento, o paciente deve apresentar documentos, como RG ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Cartão Nacional do SUS (CNS), CPF, comprovante de residência e exames recentes (com até seis meses) que apresentem alterações sugestivas ou confirmadas de malignidade.
O Ceonc está localizado no 2º andar da Policlínica de Camaçari, situada na Avenida 28 de Setembro (antiga Radial A), Centro. O atendimento ao público ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Os telefones para contato são: (71) 3459-2259 e 3459-2260.
Fotos: Patrick Abreu