China: constituição é alterada e Xi Jinping poderá ficar na presidência por tempo ilimitado

 China: constituição é alterada e Xi Jinping poderá ficar na presidência por tempo ilimitado

Foi aprovado hoje pelo parlamento da China uma emenda constitucional que elimina os limites do mandato presidencial, permitindo que o presidente Xi Jinping permaneça no cargo por tempo indefinido. Após a decisão, a cláusula que limita a dois mandatos o cargo de presidente foi derrubada. Xi Jinping estava prestes a começar o seu segundo e último mandato pela regra atual.

O anúncio da votação, testemunhado por repórteres no Grande Salão do Povo, passou com dois votos “não” e três abstenções entre quase 3 mil representantes. A emenda foi proposta pelo Partido Comunista dominante da China no mês passado e nunca houve dúvida de que seria aprovado, já que o partido tem maioria no parlamento.

No total, o Congresso chinês aprovou em uma única votação um conjunto de 21 emendas constitucionais. A atual Constituição chinesa é de 1982 e já passou por outras reformas. Mas a de agora serve para consolidar a figura do líder Xi Jinping.

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.