Ciganos suspeitos de matar gêmeos são soltos
Os cinco ciganos presos na sexta-feira (19), no município de Simões Filho, na região metropolitana de Salvador, por porte ilegal de arma foram soltos pela Justiça na segunda-feira (22).
A informação foi confirmada nesta quarta-feira (24) pelo advogado dos presos, Abdon Abade, e pela Vara Crime de Simões Filho. Com eles, havia sido apreendido a quantia de R$ 22.142, armamento restrito ao uso militar, facões e munição.
Segundo o advogado, eles já foram indiciados pela polícia pelas mortes dos gêmeos Silvio Cezar Carvalho Santos e Cezar Silvio Carvalho Santos, de 45 anos e responderão pela acusação em liberdade. O crime ocorreu no dia 17 de agosto, em Salvador, e pode ter sido cometido por vingança por causa do assassinato de um cigano, ocorrido em 2014. A revogação da prisão preventiva foi sobre o crime de porte ilegal de arma.
Os homens têm entre 29 e 62 anos. Eles estavam detidos na 1ª Delegacia e foram soltos após o pagamento de fiança de 10 salários mínimos para cada um deles. De acordo com o advogado, a Justiça entendeu que os homens eram réus primários e sem antecedentes criminais, por isso não haveria motivo para o pedido de prisão preventiva. Abdon Abade diz ainda que o Ministério Público deu parecer favorável à soltura dos suspeitos.
Prisão
Os cinco homens foram presos durante uma operação das Polícias Civil e Militar, que cumpriram mandados de busca e apreensão na região na sexta-feira. Eles negaram em depoimento a participação nas mortes dos gêmeos.
Conforme a polícia, com os ciganos foram encontradas 12 armas, dentre elas 2 rifles, pistolas, revólveres, escopeta, pistola Glock, além de facões e muita munição.
As armas foram encaminhadas para o Departamento de Polícia Técnica (DPT), onde passarão por perícia que deve apontar se alguma delas foi usada no crime contra os irmãos ou em outros. A polícia investiga também se os homens realizavam o comércio do armamento, por conta da quantidade de armas apreendidas com eles.
Agendas com anotações que podem ter relação com o empréstimo de dinheiro com juros, fora do mercado de crédito legítimo, popularmente conhecido como agiotagem, também foram encontradas com os homens, informou a polícia.