Circuito Brincantes reúne diversidade cultural e alegria no último dia de Carnaval em Lauro de Freitas

 Circuito Brincantes reúne diversidade cultural e alegria no último dia de Carnaval em Lauro de Freitas

Direto do Largo da Mariquinha, no Centro, a manhã do último dia de Carnaval em Lauro de Freitas, nesta terça-feira (13), despertou com um brilho cultural incomparável. O Circuito Brincantes de Ipitanga, que reuniu mais de 20 grupos culturais, trouxe à Praça Martianiano Maia e ao seu entorno toda a exuberância e a diversidade que pulsam no município.

Pela primeira vez na programação oficial do Carnaval da cidade, com o apoio da Prefeitura Municipal, o Circuito Brincantes de Ipitanga, que é organizado pela Associação Carnavalesca e Cultural do Centro de Lauro de Freitas, empenhou-se em amplificar as potências dos grupos e as manifestações culturais locais.

Na efervescência do desfile, a Charanga Chama que Eu Vou e a Renovação da Bahia lideraram o ritmo das apresentações que contaram com as presenças do Rei Momo e Rainha do Carnaval de Lauro de Freitas 2024. Os grupos de percussão Atikum e Comando Negro também trouxeram suas batidas contagiantes para animar a folia, enquanto o grupo MV e Baobá das Pretas encantaram com suas performances de dança.

As manifestações culturais foram vivenciadas com a presença das Beijuzeiras de Areia Branca, das Baianas e dos Cangaçeiros de Ipitanga, além dos grupos Bambolê, Criando Asas, As Alegres Comadres, Palhaços Pimpolhos, Saltadores de Ipitanga e o Coletivo de Drag Queen do NUPAF. Na cena teatral, o Polo de Atores brilhou em paralelo com os grupos Incuca, Dom Quixote e Arca de Ipitanga. Também não faltaram as manifestações da capoeira com o Expressão Cultural e o Gingaê.

Artêmio Luz, fundador do Grupo Cultural Bambolê e membro da Associação Carnavalesca, destaca o Cidade Brincante como uma iniciativa para fortalecer a diversidade cultural local, voltada para todas as idades. “Este é o terceiro ano de organização do circuito, mas oficialmente o primeiro com apoio municipal. O intuito é valorizar os grupos e as manifestações já presentes na cidade”, disse.

No derradeiro dia de Carnaval, a programação  ainda inclui o Bailinho Infantil na Praça da Matriz, a partir das 15h, e um trio parado no fim de linha do Centro, com quatro apresentações das 15h às 19h. Além disso, blocos desfilarão no Circuito Sivú a partir das 14h, seguido pelo arrastão de encerramento às 21h, partindo do fim de linha até a Praça da Matriz

Enquanto passava pela Praça Martiniano Maia durante o Circuito Brincante, Arlete Silva confirmou presença no Bailinho Infantil. “Eu adoro assistir esses desfiles, essas celebrações de Carnaval. Vim comprar algumas coisas e acabei parando para ver as apresentações. Já me disseram que mais tarde tem a festa para as crianças, e eu vou trazer meus dois netos”, compartilhou a moradora.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading