Coloração escura da água preocupa moradores de Salvador e Região Metropolitana

 Coloração escura da água preocupa moradores de Salvador e Região Metropolitana

Moradores de Salvador e Região Metropolitana reclamam da coloração escura e cheiro forte de cloro na água, após a Embasa retomar o abastecimento, na terça-feira (13). A empresa anunciou na sexta-feira (9) que o fornecimento de água foi suspenso em parte de Salvador e alguns municípios para realizar serviços de manutenção preventiva e melhorias em equipamentos do sistema integrado de abastecimento de água. 110 bairros de Salvador e 12 cidades próximas à capital baiana ficaram sem água.

Entre as dezenas de denúncias enviadas, os moradores do Uruguai reclamaram que a situação da água escura resulta em prejuízo, pois algumas famílias adotaram a prática, de maneira forçada, da compra de água mineral para o consumo. Cada galão de 20 litros custa, em média, R$ 8. “A água está com uma coloração escura, quase marrom. Eu e meus vizinhos daqui do Uruguai, desde o último dia 13, estamos comprando água mineral para beber e dar para nossos filhos. Depois que faltou água, o líquido que sai das torneiras está estranho, só serve para jogar no sanitário”, comenta a vendedora, Patrícia Silva, 35 anos.

Outro morador de Itapuã, que preferiu o anonimato, também diz que a água está sem possibilidade de consumo. “Quem tem reservatório de água está com a água que sai da caixa d’água da cor de barro. Como uma pessoa vai consumir a água neste estado? Isso é um absurdo. Está praticamente na cidade toda. Eu que não vou beber essa água”, destaca.

Ultrapassando Salvador, o problema da suposta sujeira na água também chegou em Simões Filho. Segundo moradores, desde a terça-feira (13), a água que cai das torneiras e chuveiros está mais escura que o normal. “Eu nunca vi a água desse jeito. Pago muito caro na conta de água para não poder consumir. Nem sei o motivo que a água está tão escura. Não informam nada para os consumidores”, reclama.

Procurada, a Embasa informou que a situação se deve a um transtorno temporário causado por partículas de ferro, magnésio (minerais) presentes na água e que quando há o retorno do abastecimento elas se acumulam, dando uma coloração mais escura. É um fenômeno temporário e não representa risco à saúde das pessoas. A empresa orienta que, se esta condição da água durar por muito tempo, o usuário deve entrar em contato com os canais de atendimento ao cliente através do telefone 0800 0555 195 

Bnews

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading