junho 19, 2021

970×90

Com a chegada de novas doses, Lauro de Freitas retoma vacinação de idosos com 78 anos ou mais nesta quarta-feira (10)

Com a chegada de novas doses, Lauro de Freitas retoma vacinação de idosos com 78 anos ou mais nesta quarta-feira (10)

Lauro de Freitas recebeu, nesta quarta-feira (10), mais 1.840 doses da vacina Coronavac e retoma, ainda hoje, a vacinação de idosos com 78 anos ou mais. A imunização será realizada das 13h às 17h nos três drive thru: Praça de Portão, no Colégio 2 de Julho (Itinga), e no Ginásio de Esporte do Aracuí, Rua dos Vereadores (Centro). Até a última sexta-feira (5), quando a vacinação foi suspensa por falta do imunizante, o município tinha aplicado a 1ª dose em 6.269 pessoas.

Com a reserva feita para quem foi imunizado nos primeiros dias de fevereiro, a Secretaria Municipal de Saúde (SESA) já aplicou a 2ª dose em mais de 2.400 pessoas. Nesta quarta, recebem o reforço idosos e profissionais da saúde que tomaram a primeira dose no dia 10 de fevereiro. A data da segunda dose está registrada na caderneta de vacinação, orientando o munícipe sobre o dia de retorno.
O município recebeu as vacinas Coronavac e Oxford/ AstraZeneca, e cada uma tem um período diferente para aplicação da segunda dose. As pessoas que foram vacinadas com a Coronavac têm até 28 dias para a segunda dose. Já aqueles que receberam a 1ª dose da Oxford devem retornar após 12 semanas. De acordo com o secretário Municipal de Saúde, Augusto César Pereira, Lauro de Freitas segue comprometido com o cronograma municipal de vacina, de modo a garantir a segurança de todos e levar esperança de dias melhores.
“É importante que as pessoas guardem os seus comprovantes da recepção da primeira dose, para que retornem no prazo correto. Estamos atuando de forma estratégica e muito empenhados na nossa missão. Infelizmente, não estamos recebendo o número de doses suficientes, mas estamos atentos e nos esforçando muito. Nossas equipes estão trabalhando diariamente para salvar vidas” comentou.
Além do cartão de vacinação, contendo o registro da primeira dose, é preciso apresentar um documento com foto, cartão do SUS ou CPF e comprovante de residência.
Dona Elenita Matos, 98 anos, moradora do bairro da Caixa D’água, foi uma das idosas a receber a 2ª dose da Coronavac, no posto montado no bairro do Aracuí. Ela não escondia a satisfação em concluir o ciclo de imunização. “Graças a Deus, consegui. Estava muito ansiosa por este momento. Essa doença é terrível e está levando muitas vidas. Temos que nos cuidar, manter as medidas de segurança e acreditar que tudo isso passará” disse.
Com as doses que chegaram nesta quarta-feira, o município soma 10.250 doses recebidas, sendo 7.110 para a 1ª dose da Coronavac e da Oxford/ AstraZeneca, e 3.140 para a 2ª dose da Coronavac. De acordo com o último boletim epidemiológico, o município registra 2.145 casos de Covid em recuperação, 54 pessoas internadas e 201 óbitos.

Compartilhe
abaixo de Saúde

Sobre o autor

posts relacionados

abaixo de Saúde