Com apoio de clubes e federações, Reinaldo Bastos lança candidatura à presidência da CBF; eleição está marcada para 25 de maio

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) publicou neste sábado (17) o edital que oficializa a eleição para a nova presidência da entidade, marcada para o dia 25 de maio. As chapas interessadas poderão se registrar entre os dias 18 e 20. A convocação foi feita por Fernando Sarney, vice-presidente e atual interventor da CBF, nomeado após decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, que afastou Ednaldo Rodrigues do comando da entidade na última quinta-feira (15).
Segundo o edital, o pleito definirá o novo presidente da CBF para o período de 2025 a 2029, além de oito vice-presidentes e seis membros do Conselho Fiscal – três titulares e três suplentes. Ainda neste sábado, Reinaldo Carneiro Bastos, atual presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF), confirmou que disputará o cargo. Ele é o primeiro a oficializar a candidatura e conta com apoio de federações estaduais e de clubes das Séries A e B, conforme comunicado publicado pela FPF.
Poucas horas depois, a Liga Forte União (LFU), que reúne 32 clubes das duas principais divisões do Campeonato Brasileiro, também declarou apoio a Reinaldo Bastos. Em nota, a LFU criticou a escolha da data da eleição – um domingo de rodada do Brasileirão – por dificultar a participação dos clubes, que, segundo a entidade, deveriam ser os protagonistas do processo. A representatividade dos clubes no pleito, no entanto, é menor: enquanto as federações têm peso três no voto, clubes da Série A têm peso dois e os da Série B, peso um. Com o apoio de 23 federações, um candidato já assegura a maioria dos votos. Ednaldo Rodrigues foi afastado por decisão judicial que considerou inválido o acordo entre a CBF e o STF sobre sua eleição em 2022, após suspeitas de falsificação da assinatura do vice Coronel Nunes. Até o momento, Fifa e Conmebol não comentaram o caso.