Com barragem estável, Defesa Civil mantém alerta e força-tarefa ativa em Lauro

 Com barragem estável, Defesa Civil mantém alerta e força-tarefa ativa em Lauro

Vazão da barragem Joanes I ajuda a reduzir nível dos rios em Lauro de Freitas

A Prefeitura de Lauro de Freitas segue monitorando de perto os impactos causados pelas chuvas que atingem o município. Nesta quinta-feira (8), técnicos da Defesa Civil informaram que a barragem Joanes I apresenta vazão de 40 centímetros, fator que tem contribuído para a redução gradual do nível dos rios na região. A avaliação é de que a situação inspira atenção, mas está sob controle, graças à atuação coordenada da Secretaria de Segurança, Defesa Civil e Ordem Pública (SSPLF).

Segundo o superintendente da Defesa Civil, Handerson Alves, a tábua de maré é um ponto crítico no momento, pois influencia diretamente no escoamento da água dos rios. “Estamos aguardando a maré baixar para facilitar o escoamento do excesso de água e aliviar os pontos de alagamento”, destacou. A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) para o dia ainda mantém Lauro de Freitas sob alerta amarelo, com possibilidade de até 50 milímetros de chuva.

A força-tarefa montada pela gestão municipal continua mobilizada em diversas regiões da cidade. Além da SSPLF, participam da operação as secretarias de Infraestrutura e Serviços Públicos, Mobilidade Urbana (SEMOB), Saúde (SESA) e Desenvolvimento Social e Cidadania (SEMDESC). A Central de Monitoramento segue recebendo e atendendo às demandas da população. Em caso de emergência, os moradores podem acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou pelo WhatsApp (71) 3288-8628.

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.