Com equipes em alerta, Lauro de Freitas monta plano de ação para monitorar manchas de óleo nas praias

 Com equipes em alerta, Lauro de Freitas monta plano de ação para monitorar manchas de óleo nas praias

A Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas iniciou, nesta quarta-feira (10), um plano de ação para monitorar as praias e adotar providências imediatas caso as manchas de óleo que afetam o Litoral da Região Nordeste atinjam a orla do município. Equipes das secretarias de Meio Ambiente, Saneamento e Recursos Hídricos (SEMARH), Serviços Públicos (SESP) e da Defesa Civil estão em alerta e farão monitoramento nas praias de Buraquinho, Vilas do Atlântico e Ipitanga. 

Para reforçar o alerta nas praias, a ação também vai contar com o equipes salva-vidas. A Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas recebeu orientações do Ibama e Inema de como proceder em caso de surgimento de manchas de óleo, além de fazer parte de um grupo de comunicação entre os municípios do Litoral Norte para diálogo de qualquer situação agravante. 

Nesta sexta-feira (11), a secretaria municipal participa de reunião convocada por órgão ambientais do Estado, junto com secretarias de meio ambiente dos municípios do litoral baiano atingidos pelas manchas de óleo.

Foto: Danilo Magalhães

PLANO DE AÇÃO 

Antes da reunião que definiu o plano de ação, uma equipe técnica da SEMARH vistoriou a orla de Lauro de Freitas. Segundo os técnicos, as praias de Buraquinho, Vilas do Atlântico e Ipitanga estão limpas. O Rio Sapato também foi inspecionado e não há indícios de manchas.

Na manhã desta quarta-feira (10), a Semarh recebeu denúncias de frequentadores e trabalhadores da praia de Vilas do Atlântico de que uma mancha havia aparecido. No ponto da Barraca Buraco da Velha, o funcionário Diego Brito relatou que uma cliente teve contato com uma pequena “pelota” de óleo na areia da praia. A Secretaria de Meio Ambiente acionou o Ibama e Inema para avisar sobre o caso e obter orientações. 

De acordo com a oceanógrafa da Semarh, Marina Motta, o vestígio encontrado por banhista possivelmente veio através da ação de correntes, marés e ventos. “Percorremos as três praias do município e alguns pontos do Rio Sapato e até o momento não encontramos nenhuma mancha. O vestígio encontrado é um sinal de que as pelotas sólidas podem chegar, mas até o momento as praias estão limpas”, relatou.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading