Com foco em desenvolvimento econômico da orla, Programa Acelera Camaçari é lançado em Abrantes

 Com foco em desenvolvimento econômico da orla, Programa Acelera Camaçari é lançado em Abrantes

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), lançou na noite desta terça-feira (5), no Colégio Estadual de Tempo Integral de Vila de Abrantes, o Programa Acelera Camaçari – Hub de Negócios para os empreendedores da orla.
A iniciativa, financiada com recursos do CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe, visa o desenvolvimento econômico da cidade, fortalecendo as micro e pequenas empresas, criando ambientes mais dinâmicos e sustentáveis, além de reforçar o compromisso com empreendedores que atuam no município, reconhecendo a orla como espaço igualmente estratégico para o crescimento dos negócios locais.

Conforme a titular da Sedec, Adriana Marcele, o programa representa um espaço vivo de articulação e inovação. “O projeto nasce para impulsionar o talento e a força empreendedora que existe em cada canto de Camaçari, da sede à orla, das comunidades tradicionais aos polos urbanos em transformação. O nosso compromisso é garantir que nenhum negócio e nenhum sonho fiquem para trás por falta de investimento”, afirmou a secretária.

O superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury, reforçou a importância do trabalho em conjunto com o município. “Nessa parceria com o poder público de Camaçari, abrimos os braços do Sebrae para contribuir com capacitação, na busca de orientar e fortalecer cada vez mais as micro e pequenas empresas desse município. Camaçari representa um grande polo econômico, pois dispõe de grandes empreendimentos, indústria com empresas internacionais, mas também abarca os micro e pequenos empreendedores que também projetam a economia”, pontuou.

Entre os empreendedores e lideranças que atuam na orla, o sentimento é de grande expectativa. “Recebemos o Acelera Camaçari com imensa satisfação, visto que a nossa orla precisa desse olhar especial, da promoção de capacitação. Recebemos muitos turistas e precisamos mostrar que os empreendedores, nos mais diversos ramos, estão aptos e capacitados para recepcionar”, avaliou Mário Estevam, empresário do ramo de construção e presidente da Associação Comercial de Arembepe.

Para o empresário do ramo de alimentos, Washington Mickey, o programa chega para fortalecer o trabalho que já vem sendo desenvolvido pela Sedec, sobretudo no fomento à formalização dos pequenos empreendimentos, mostrando, por exemplo, a importância da criação do Cadastro Nacional das Pessoas Jurídicas (CNPJ), que permite acessar linhas de crédito específicas, emitir notas fiscais, gerar novas oportunidades de emprego, entre outros benefícios.

“Essa assessoria da Sedec me fez olhar para o meu empreendimento não mais como uma atividade intermediária. Antes eu era alguém que fritava batata em casa. Agora, tenho uma empresa e já comecei a procurar pessoas para trabalharem, podendo contribuir com a empregabilidade”, disse Washington, dono de uma batataria em Jauá há cerca de um ano e meio.

O evento também contou com a palestra ‘Empreendedorismo e Inovação’, atendimento especializado para microempreendedores e empreendedores, bem como consultorias gratuitas nas áreas de gestão, inovação e sustentabilidade, mediante inscrições no local.

Até o fim do ano, o programa Acelera Camaçari projeta mais de 250 vagas ofertadas em consultorias gratuitas, visitas a grandes eventos de inovação no Brasil, oficinas de qualificação e diversas ações para quem quer empreender ou já tem negócio próprio.

O lançamento desta terça-feira integra o cronograma do Sedec nos Bairros, projeto que funciona como uma das estratégias territoriais do Acelera Camaçari, levando orientações, consultorias e ajuda na formalização de negócios aos empreendedores que atuam nas realidades comunitárias.

Foto: Juliano Sarraf

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.