Com foco em reabilitação e cuidados prolongados, Hospital Estadual Costa dos Coqueiros oferece cuidado integral em ambiente humanizado

Reabilitar e devolver autonomia. Com esse objetivo, o Hospital Estadual Costa dos Coqueiros (HECC), unidade da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) gerida pela Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS), em Lauro de Freitas, vem transformando a vida dos pacientes encaminhados à instituição.
Logo na admissão, cada paciente passa por uma avaliação detalhada, conduzida por equipe multiprofissional. A coordenadora de Fisioterapia, Camila Nossa, explica que muitos chegam à unidade com limitações após meses ou anos de internação. “O paciente chega até nós com um nível de dependência funcional muito grande e, a partir dessa condição, montamos um plano terapêutico individualizado. Aqui, o tratamento é feito exatamente conforme a necessidade de cada um”, destaca Camila.
Embora o tratamento seja individualizado, as condutas multiprofissionais também podem ocorrer em grupo. As atividades coletivas contribuem para a socialização, o bem-estar e a recuperação progressiva dos pacientes. O HECC dispõe de ambientes adaptados e áreas externas com acesso à natureza. Para a psicóloga Marília Pena, a infraestrutura do hospital faz parte do processo de cura. “O hospital surpreende pela estrutura física. As enfermarias têm apenas dois leitos, o que é ótimo para a privacidade e acolhimento. Além disso, o ambiente externo é muito prazeroso. A clínica ampliada permite que o paciente circule, tome sol. Isso é essencial para a recuperação. Este hospital tem um diferencial incrível”, afirma.
Entre os primeiros pacientes acolhidos está Deraldo Santos, de 66 anos. O motorista aposentado conta que apresenta sintomas de imobilidade desde 2020, após ser picado por uma cobra. Nesses cinco anos, ele passou por diversas unidades de saúde em busca de um tratamento especializado para o seu caso.
Poucos dias após chegar ao HECC, no entanto, o paciente já percebe os primeiros avanços. “Já estou fazendo fisioterapia e tenho acompanhamento da enfermagem, médicos, serviço social e psicólogos. Senti melhora nos dedos, que estavam atrofiados. O formigamento está diminuindo aos poucos. Tenho esperança de sair daqui recuperado, com a ajuda dessa equipe”, relata, emocionado. “Agradeço a Deus e a todos por esta oportunidade. Tenho certeza de que vou sair daqui andando”.
*Sobre o HECC*
Inaugurado no fim de novembro, com um contrato mensal de R$ 3,4 milhões, o Hospital Estadual Costa dos Coqueiros é o primeiro hospital de transição e longa permanência do país dedicado integralmente ao SUS. A unidade possui 90 leitos, sendo 60 dedicados à reabilitação clínica e 30 voltados ao cuidado de condições crônicas complexas, como a osteomielite. Os atendimentos acontecem via regulação.
