Com foco na leitura e escrita na educação infantil, projeto LEEI forma primeira turma em Camaçari

 Com foco na leitura e escrita na educação infantil, projeto LEEI forma primeira turma em Camaçari

O Horto Florestal sediou nesta quinta-feira (24) o encerramento do projeto federal LEEI – Leitura e Escrita na Educação Infantil, importante iniciativa voltada à qualificação dos professores da pré-escola no âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA). Executado em parceria com a Secretaria de Educação de Camaçari (Seduc), a formação tem como objetivo aprimorar práticas de leitura e escrita na educação infantil, através da oferta de capacitações e reflexões pedagógicas para educadores de creches e pré-escolas em todo o país.

Essa é a primeira turma formada na cidade. Ao todo, 115 professores concluíram o curso, com duração de 8 meses e formações mensais divididas entre atividades práticas, presenciais e virtuais. O programa destacou aspectos como escuta atenta, registro sensível e o respeito ao tempo e ao modo como as crianças se expressam, pensam e interagem com o mundo.

Ao lembrar da sua experiência em sala de aula, o prefeito Luiz Caetano deu ênfase ao papel da escola pública que vai além dos livros e cadernos. “Nós, da escola pública, temos que cuidar daqueles que mais necessitam, com o compromisso de lutar para que essas crianças possam crescer com um ensino digno e atualizado. Hoje, vivemos no mundo tecnológico, com a ascensão da inteligência artificial. Nosso desafio é não deixar que a inteligência artificial dificulte o aprendizado da criança”, avaliou.

O secretário de Educação, Márcio Neves, encorajou os educadores que atuam na Rede Municipal de Ensino de Camaçari a participarem das próximas turmas. “Que essa construção celebrada hoje possa contagiar os demais professores. A gente sabe a importância de estender conhecimentos no campo da leitura, da escrita e das interações. Nossas crianças precisam se sentir protegidas e contempladas em todas as nuances necessárias, respeitando a individualidade e o processo de aprendizado, que é amplo e distinto”, afirmou.

Cristina Nascimento, coordenadora da Educação Infantil no município, evidenciou a integração escola e família. “As formações trabalharam atividades práticas na própria escola e, também, abrangendo a participação das famílias, parceiras essenciais para chegarmos ao bom êxito dessa primeira turma. Posso assegurar que Camaçari está no contexto de referência nacional e só temos frutos produtivos para colher a partir de agora”, ressaltou.

Para Alexandra Persil, diretora pedagógica, o projeto representa um esforço nacional permanente de alfabetização. “Ao falarmos do LEEI, falamos de um pacto de amor e de um compromisso que transcende leis, firmado com o futuro e a dignidade, com o direito inalienável de toda criança à palavra, à escuta e à leitura do mundo e de si mesmo. É a prova também de que juntos, unindo vozes e forças, buscamos garantir que nenhuma criança seja privada da beleza de ser alfabetizada e nomear o mundo com sua própria linguagem. O LEEI, nasce dessa compreensão de que a linguagem escrita é mais do que um poder, é uma ponte que abre portas e amplia horizontes”, disse.

Eliete Araújo, 48 anos, atua na Educação Infantil há cerca de 20 anos. Para ela, leitura e escrita são a base de compreensão do mundo e participação ativa na sociedade. “Eu só tenho a agradecer imensamente e acredito que esse sentimento permeia por todos os professores que participaram dessa dinâmica e troca de experiências. Vamos evoluir para que no futuro tenhamos leitoras e leitores com os olhos brilhantes, encantando a todos nós”, apreciou.

Durante o evento, estiveram presentes estudantes do Centro Integrado de Educação Infantil Santa Maria, localizado na Gleba A, e do Centro Integrado de Educação Infantil da Gleba E.

O LEEI atua na formação de professoras que trabalham pelo letramento e desenvolvimento de linguagens de crianças da pré-escola – entre 4 e 5 anos –, respeitando as especificidades dessas faixas etárias. Conforme o Ministério da Educação (MEC), a ideia é fortalecer a colaboração entre União, estados, municípios, Distrito Federal e as instituições federais de ensino superior.

Foto: Patrick Abreu e William Rocha

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.