Com foco no mercado de trabalho, jovens recebem certificado de curso de qualificação

 Com foco no mercado de trabalho, jovens recebem certificado de curso de qualificação

De olho no futuro, 30 jovens participaram, na manhã desta terça-feira (29), da cerimônia de entrega do certificado de conclusão da 1ª turma do Capacita Jovem, na Estação Cidadania, em Itinga. A iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania (Semdesc), através do Departamento de Assistência à Criança e ao Adolescente (DACA), foi voltada para jovens estudantes até 18 anos em situação de vulnerabilidade social.

 

Os 50 inscritos tiveram acesso a quatro qualificações, nas áreas de cidadania fiscal, microempreendedor individual, gestão financeira e noções empresariais. Do total, 30 deles alcançaram 75% de aproveitamento no curso e estiveram aptos a receber a certificação, que ocorreu por meio de uma parceria entre a gestão municipal, a Receita Federal e o Núcleo de Apoio Fiscal e Contábil (NAF) da Unime de Lauro de Freitas.

 

A estudante Alice Júlia Pereira, 18, foi a primeira jovem a pegar a declaração. O documento, para ela, significa um incentivo para alcançar novos objetivos. “Mostrou que eu sou capaz e que devo continuar estudando para realizar todos os meus sonhos”, revelou.

 

Para a estudante Letícia Rodrigues, 14, que cursa o 9º ano, a qualificação vai contribuir em sua vida profissional. “Mais lá na frente vai me ajudar a encontrar um emprego numa empresa boa”, disse.

 

Quem também pretende usar os conhecimentos adquiridos no mercado de trabalho é a estudante Maria Eduarda, de 15 anos. “É um diferencial para apresentar nas entrevistas. Mostra que eu não tenho experiência, mas me preocupo em estudar”, contou.

 

O momento também foi marcado por muita emoção para os pais que acompanharam a entrega. A auxiliar de biblioteca Érica Beatriz comentou que tem certeza que esse é só o início das vitórias que virão na vida da filha, a estudante Micaela Luz, 16. “Eu tô muito feliz. Isso é só o início e eu não vou medir esforços para que minha filha tenha uma vida melhor através dos estudos. Esse é o meu maior sonho”.

 

O titular da Semdesc, Tito Coelho, ressaltou que ampliar a oferta de conhecimentos para os adolescentes é um dos principais compromissos da pasta. “Nós vamos trabalhar arduamente para que eles escolham o futuro que querem ter. Eu não vou medir esforços para que eles tenham acesso a conhecimento e ampliem as suas oportunidades”, disse, ao anunciar um novo projeto para promover a inclusão de jovens através da educação.

 

A proposta, que está sendo formulada, terá carga horária de 360h e previsão de lançamento entre os meses de agosto e setembro. A iniciativa vai contemplar 200 estudantes, que além de adquirir novos conhecimentos, poderão aplicar na prática nas instalações da gestão municipal. O curso será fornecido de forma híbrida e contará com o apoio da Receita Federal e demais instituições. Mais detalhes serão divulgados nos próximos meses.

 

Mediador do evento e responsável por desenvolver a capacitação, Alfredo Pacheco, diretor do DACA, contou que a certificação funciona como uma preparação para o mercado de trabalho, visto que a maioria dos jovens que participaram do Capacita Jovem estão cursando o ensino médio. “É uma grande contribuição, principalmente para aqueles estudantes que precisam ampliar os conhecimentos para saber qual caminho trilhar”.

 

Para Antônio Birn, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Lauro de Freitas (CMDCA), a iniciativa representa a construção de um futuro melhor para os jovens. “Eles precisam de oportunidades como essas. Eu acredito na juventude e que eles precisam ser preparados e capacitados”.

 

Nova turma

 

Após o resultado satisfatório da 1ª turma do Capacita Jovem, a gestão municipal dará início a 2ª turma do programa, que terão acesso a mesma qualificação entre os dias 12 a 14 de julho. A ampliação vai contemplar, principalmente, aqueles que ficaram de fora da turma inicial por exceder o número de inscritos. Em julho um novo formulário de inscrição será disponibilizado para novos interessados.

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading