Com Lula, Jerônimo participa de plenária do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável em Brasília; Tarifaço e temas estratégicos marcam debate

 Com Lula, Jerônimo participa de plenária do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável em Brasília; Tarifaço e temas estratégicos marcam debate

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, participou na manhã desta terça-feira (5), no Palácio do Itamaraty, em Brasília, da 5ª Reunião Plenária do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS) – o chamado Conselhão. A plenária contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, além de ministros como Fernando Haddad (Fazenda), Mauro Vieira (Relações Exteriores) e Camilo Santana (Educação), governadores, especialistas e lideranças sociais. O encontro discutiu políticas estruturantes voltadas ao desenvolvimento do país com foco em inclusão, sustentabilidade, inovação e justiça social.

Foram apresentados resultados dos trabalhos dos conselheiros, assinados decretos e acordos de cooperação com base nas propostas elaboradas no âmbito do CDESS. A cerimônia também marcou a posse da nova composição do colegiado, que terá a missão de assessorar o presidente da República em temas de interesse nacional pelos próximos dois anos.

Em seu discurso, o presidente Lula também abordou o cenário internacional, com uma fala firme em defesa da soberania nacional e do respeito mútuo entre os países. “Não é possível o mundo dar certo se perdermos o senso de responsabilidade e o respeito à soberania, à integridade territorial e ao funcionamento das instituições. Quando começamos a dar palpite nos assuntos de outros países, ferimos algo sagrado: a soberania”, declarou o presidente, sem mencionar diretamente conflitos específicos, mas enviando uma mensagem clara sobre a política externa brasileira.

Sinal de alerta sobre tarifas dos EUA
A reunião foi marcada por críticas do presidente Lula às tarifas de 50% impostas recentemente pelos Estados Unidos a produtos brasileiros. Lula classificou a medida como unilateral e “lastimável” para a relação entre os dois países, e declarou que não pretende telefonar ao presidente Donald Trump para discutir o tema, mas que o convidará para participar da COP30, que ocorrerá no Brasil ainda este ano.

O governador Jerônimo Rodrigues reforçou a importância de incluir esse debate nas pautas do Conselho e destacou a necessidade de os estados buscarem alternativas em conjunto com o governo federal. “O Conselhão é um espaço de construção coletiva por um Brasil mais justo. Aqui, debatemos caminhos para ○ desenvolvimento e levamos a voz da Bahia para defender os interesses do nosso povo. Também alertamos sobre o tarifaço e buscamos soluções com o governo federal para proteger setores do Nordeste. Foi também uma oportunidade de celebrar uma conquista histórica: o Brasil está fora do Mapa da Fome! Um avanço fruto da união e de políticas públicas como Bahia Sem Fome, que transforma vidas no nosso estado”, afirmou Jerônimo”, afirmou Jerônimo.

Temas estratégicos e entregas institucionais
A plenária foi organizada em blocos temáticos com entregas em áreas como educação, infância, cidadania, transição digital, direitos e reparação, meio ambiente e desenvolvimento econômico.

Texto: Eduardo Aiache/GOVBA

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.