Com mais de mil pessoas atendidas por mês, AR de Itinga mantém funcionamento presencial durante pandemia
Com mais de mil pessoas atendidas por mês, a Administração Regional (AR) de Itinga passou por uma fase de adaptação para assegurar os protocolos de controle sanitário na pandemia e já está com atendimento presencial. Todos os serviços oferecidos pela Administração Regional (AR) de Itinga, exceto o cartão do SUS, podem ser solicitados também online, através do site sefaz.laurodefreitas.ba.gov.br. Mas, para aqueles que preferem ser atendidos presencialmente, a boa notícia é que o local está recebendo a população com toda segurança necessária.
Logo na entrada, um servidor faz a aferição da temperatura corporal e oferece álcool gel 70% para as pessoas que buscam atendimentos na unidade. Os cuidados que garantem o pleno funcionamento durante a pandemia vão além com a delimitação dos espaços indicando o distanciamento seguro para evitar a contaminação pelo coronavírus, e instalação de barreiras de acrílico na recepção.
De acordo com a coordenadora da AR, Livan Almeida, o local passou por uma breve suspensão de funcionamento no início da pandemia da Covid-19, mas logo retomou os serviços. A AR oferece atendimento do Banco de Serviços (exceto pagamentos), Balcão de Justiça e Cidadania e emissão de cartão SUS.
“O equipamento tem o compromisso de estar mais próximo da população, buscando recepcionar os problemas trazidos pela comunidade e encaminhar às pastas de responsabilidade. Nós estamos aqui diariamente trabalhando com compromisso e prezando pela celeridade”, afirmou.
Aguardando sua vez para ser atendida pelas equipes de mediadores do Balcão de Justiça e Cidadania, dona Irinéia Marques acredita que terá seu problema judicial solucionado. “Minhas expectativas são as melhores possíveis para resolver uma questão antiga familiar, e só de ter um local para ser orientada e encaminhada já é maravilhoso”, disse.
A dona de casa, Jucilene Santos, veio transferir seu cartão SUS. “O meu cartão SUS era de Salvador, mas como mudei para Lauro vim transferir. O atendimento é maravilhoso”, elogiou.
Balcão de Justiça e Cidadani
Numa sala particular, o mediador desenvolve a autocomposição, com especial ênfase na solução de conflitos por meio da mediação. De acordo com a advogada Lígia Maia, o mecanismo facilita o acesso à justiça para garantir a conciliação das pessoas nas causas jurídicas. Os atendimentos mais comuns são: divórcios, alimentos, orientações, encaminhamentos, conflitos de vizinhança e reconhecimento e dissolução de união estável.
Banco de serviços
No posto do Balcão de Serviços instalado na AR e vinculado à Secretaria Municipal da Fazenda, o munícipe pode consultar e obter acesso ao IPTU, ISS, Certidões, Processos, DAM’s, Espelho de Cadastro, entre outros.
A AR de Itinga funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 14h. O equipamento fica localizado na Rua São Cristóvão, na Itinga, logo após o Largo do Caranguejo, ao lado de um posto de combustíveis.