Com mais de mil pessoas atendidas por mês, AR de Itinga mantém funcionamento presencial durante pandemia

 Com mais de mil pessoas atendidas por mês, AR de Itinga mantém funcionamento presencial durante pandemia

Com mais de mil pessoas atendidas por mês, a Administração Regional (AR) de Itinga passou por uma fase de adaptação para assegurar os protocolos de controle sanitário na pandemia e já está com atendimento presencial. Todos os serviços oferecidos pela Administração Regional (AR) de Itinga, exceto o cartão do SUS, podem ser solicitados também online, através do site sefaz.laurodefreitas.ba.gov.br. Mas, para aqueles que preferem ser atendidos presencialmente, a boa notícia é que o local está recebendo a população com toda segurança necessária.

 

Logo na entrada, um servidor faz a aferição da temperatura corporal e oferece álcool gel 70% para as pessoas que buscam atendimentos na unidade. Os cuidados que garantem o pleno funcionamento durante a pandemia vão além com a delimitação dos espaços indicando o distanciamento seguro para evitar a contaminação pelo coronavírus, e instalação de barreiras de acrílico na recepção.

De acordo com a coordenadora da AR, Livan Almeida, o local passou por uma breve suspensão de funcionamento no início da pandemia da Covid-19, mas logo retomou os serviços. A AR oferece atendimento do Banco de Serviços (exceto pagamentos), Balcão de Justiça e Cidadania e emissão de cartão SUS.


“O equipamento tem o compromisso de estar mais próximo da população, buscando recepcionar os problemas trazidos pela comunidade e encaminhar às pastas de responsabilidade. Nós estamos aqui diariamente trabalhando com compromisso e prezando pela celeridade”, afirmou.

Aguardando sua vez para ser atendida pelas equipes de mediadores do Balcão de Justiça e Cidadania, dona Irinéia Marques acredita que terá seu problema judicial solucionado. “Minhas expectativas são as melhores possíveis para resolver uma questão antiga familiar, e só de ter um local para ser orientada e encaminhada já é maravilhoso”, disse.


A dona de casa, Jucilene Santos, veio transferir seu cartão SUS. “O meu cartão SUS era de Salvador, mas como mudei para Lauro vim transferir. O atendimento é maravilhoso”, elogiou.

Balcão de Justiça e Cidadani

Numa sala particular, o mediador desenvolve a autocomposição, com especial ênfase na solução de conflitos por meio da mediação. De acordo com a advogada Lígia Maia, o mecanismo facilita o acesso à justiça para garantir a conciliação das pessoas nas causas jurídicas. Os atendimentos mais comuns são: divórcios, alimentos, orientações, encaminhamentos, conflitos de vizinhança e reconhecimento e dissolução de união estável.

Banco de serviços

No posto do Balcão de Serviços instalado na AR e vinculado à Secretaria Municipal da Fazenda, o munícipe pode consultar e obter acesso ao IPTU, ISS, Certidões, Processos, DAM’s, Espelho de Cadastro, entre outros.

A AR de Itinga funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 14h. O equipamento fica localizado na Rua São Cristóvão, na Itinga, logo após o Largo do Caranguejo, ao lado de um posto de combustíveis.

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