Com medidas sanitárias reforçadas Policlínica Regional retoma atendimento para consultas e exames

 Com medidas sanitárias reforçadas Policlínica Regional retoma atendimento para consultas e exames

Com esquema reforçado de higienização e distanciamento social, os pacientes de Lauro de Freitas voltaram, nesta terça-feira (14), a ser atendidos com consultas e exames na Policlínica Regional em Simões Filho. Logo cedo, as primeiras pessoas embarcaram no ônibus exclusivo e previamente desinfectado, que leva os assistidos e seus acompanhantes até a unidade e garante o retorno ao ponto de partida. O equipamento teve as atividades suspensas em meados de março, início da pandemia do novo coronavírus na Bahia.

Antes de seguir viagem, os passageiros do ônibus passaram por uma triagem realizada pela equipe técnica em saúde. Um total de 14 perguntas como: você apresenta cansaço, dores de cabeça ou teve contato com alguma pessoa positiva para a Covid-19 foram feitos antes do embarque. Além disso, álcool gel 70% disponível, aferição de temperatura corporal e obrigatoriedade do uso de máscara facial completaram as medidas sanitárias. O veículo que teve a capacidade reduzida em 50% para que o distanciamento físico entre as pessoas fosse assegurado, seguiu viagem com todas as janelas abertas.

Para a retomada do funcionamento da Policlínica, os servidores passaram por treinamento para o uso adequado de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), testagem para diagnóstico da Covid-19 e os protocolos de limpeza na Policlínica foram intensificados. “Todas essas medidas visam garantir a proteção do paciente que precisa receber os atendimentos eletivos. Nós estamos atentos às necessidades de cada um e reforçamos os cuidados porque recebemos pessoas com doenças crônicas, pacientes oncológicos, renais, ou seja, pessoas com comorbidades”, esclareceu Alan Reis coordenador da Central de Regulação da Secretaria de Saúde de Lauro de Freitas.

Atualmente a unidade destina o atendimento prioritariamente para pacientes com doenças metabólicas, cardiovasculares, neoplasias, renais crônicos, com patologias neurológicas. “Esses pacientes precisam de acompanhamento frequente e com intervalos menores”, completa Alan. Na Policlínica especialidades médicas como angiologista, cardiologista, dermatologista, cirurgião geral, mastologista, ginecologista, endocrinologista e outras já estão disponíveis assim como exames de diagnostico por imagem como ultrassonografia, raio x e tomografia computadorizada.

Acompanhando a filha adolescente para uma consulta com dermatologista, a dona de casa Cristiane Conceição moradora do bairro de Pitangueiras era só elogios. “Tudo muito bem organizado, as pessoas afastadas uma das outras e o atendimento na Policlínica maravilhoso. Gostei muito da iniciativa da Prefeitura nos oferecendo um serviço de primeira qualidade”, disse. A aposentada Noélia Rodrigues, de 71 anos, moradora de Itinga, se preparava para fazer uma ultrassom de tireóide. “Já conhecia a Policlínica, gostei muito das primeiras vezes e agora não foi diferente”, afirmou.

A Policlínica Regional em Simões Filho integra o Consórcio Público Interfederativo de Saúde da Região Metro Recôncavo Norte – MRN composto pelos municípios de Lauro de Freitas, Simões Filho, Dias d´Ávila, Camaçari, Conde e Mata de São João. “O acesso do paciente a unidade é através da marcação feita na Regulação municipal de cada cidade. Não há livre demanda. Os pacientes que se encaixam nesse perfil prioritário de atendimento durante a pandemia para a Policlínica já saem da regulação com dia e hora dos procedimentos marcados”, explica Alan.

Jornalista Giovanna Reyner
Foto Lucas Lins
ASCOM/PMLF
14/07/2020
www.laurodefreitas.ba.gov.br

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading