Com mini-habilitação e lições para a vida, crianças da rede municipal viram protagonistas do Maio Amarelo em Lauro de Freitas

O Centro de Cultura Afro-brasileira, em Portão, se transformou nesta sexta-feira (16) em um espaço de aprendizado e cidadania para alunos da rede pública de Lauro de Freitas. Crianças de 4 a 13 anos participaram de uma ação educativa promovida pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SEMOB), dentro da campanha Maio Amarelo, que este ano tem como tema: “Desacelere – Seu bem maior é a vida!”. Na minipista montada no local, os pequenos vivenciaram, de forma lúdica e interativa, a importância de respeitar o trânsito e preservar vidas.
Entre placas de sinalização, semáforos e orientações dos agentes de trânsito, as crianças demonstraram atenção e engajamento. Emily Raiane, de apenas 5 anos, soube na ponta da língua o que pode ou não pode no trânsito. Já Maria Clara França, da mesma idade, saiu orgulhosa com sua “Carteira de Habilitação Infantil” em mãos, símbolo de um aprendizado que vai muito além do papel. “Eles estão aprendendo lições para a vida toda”, disse a professora Fransney São Pedro, da Escola Aurora Magalhães.
Segundo a subsecretária da SEMOB, Verônica Lemos, a receptividade nas escolas tem sido tão positiva que há pedidos para expandir a iniciativa. “As crianças saem daqui querendo ser agentes de trânsito e entendendo o valor da fiscalização”, afirmou. O agente Leonardo Teles reforçou o impacto: “Esses alunos fiscalizam os pais, cobram os amigos e levam o conhecimento para casa. Estamos formando condutores conscientes desde cedo”. A campanha Maio Amarelo também inclui atividades como palestras para motoristas, panfletagens e ações em locais de grande circulação, fortalecendo a cultura de segurança no trânsito em toda a cidade.