Com participação popular e de artistas locais, Camaçari abre ciclo de lavagens em Barra do Pojuca

 Com participação popular e de artistas locais, Camaçari abre ciclo de lavagens em Barra do Pojuca

A temporada das festividades de verão está oficialmente aberta em Camaçari. O tradicional calendário de festas populares na orla do município começou neste sábado (11/1) com a Lavagem de Barra do Pojuca.

Para saudar o padroeiro São Francisco de Assis, o cortejo religioso, liderado pela ala das baianas e muita água de cheiro, tomou as ruas da localidade até a Igreja Matriz, na praça principal, onde o maestro Fred Dantas e Orquestra entoaram o Hino ao Senhor do Bonfim.

Na ocasião, o prefeito Luiz Caetano comemorou, afirmando que, “primeiro, um sentimento de alegria de encontrar a população e de poder estar junto do povo. Eu sempre gostei de estar perto do povo. Meu governo vai ser assim: presente na sociedade e nas comunidades”.

Na mistura do sagrado com o profano teve espaço para grupos culturais e artistas da terra, valorizando a “prata da casa” camaçariense, que, juntos, animaram o público presente mesmo debaixo de chuva. A procissão foi embalada pela Charanga Big Band, além de Espermacete, Beira de Rua e Ginga Expressão.

A titular da Secretaria da Cultura (Secult), Elci Freitas, ressaltou que, “é com muita alegria que, hoje, abrimos o nosso ciclo de lavagens e festas populares do verão camaçariense. Oportunidade que moradores, turistas e visitantes homenageiam o padroeiro de Barra do Pojuca, e arrastam uma multidão até a Igreja Nossa Senhora de Fátima”.

Reforçando o objetivo da gestão de construir uma Camaçari de maneira coletiva, a titular da Coordenação de Eventos, Aline Marques, celebrou o resultado alcançado. “O prefeito Caetano solicitou que a Coordenação de Eventos, junto com a Secult, conversasse e ouvisse a comunidade a fim de fazer uma lavagem de mãos dadas com os moradores. Então, viemos para cá, fizemos reunião com barraqueiros, ambulantes, artistas locais para entender como eles desejavam que fosse realizada a lavagem. Foi assim que a gente construiu, e será assim que vamos construir todo ciclo de lavagens de Camaçari, em parceria com quem mora e vive aqui”, destacou.

Neste sábado, a parte profana da festa, com destaque para os shows musicais, inicia às 17h, com diversas apresentações, dentre elas a do cantor Thiago Aquino – considerado a nova revelação do arrocha. No domingo (12), a programação musical segue a partir das 16h, e entre os artistas que subirão ao palco está Renatinho da Bahia, ex-vocalista do grupo É o Tchan.

O ciclo de lavagens e festas populares do município é realizado pela Prefeitura de Camaçari, por intermédio da Coordenação de Eventos, setor vinculado à Secretaria de Governo (Segov), com apoio de diversas secretarias e órgãos municipais.

Confira, abaixo, a programação musical da Lavagem de Barra do Pojuca:

Sábado (11)
17h – Samba Ohana
19h – Fogo de Lenha
20h30 – Samba com Elas
22h – Thiago Aquino
00h – Rodrigo Lima

Domingo (12)
16h – Jean
18h – Samba Trator
20h – Renatinho da Bahia
22h – Tiago Sena

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.