Com programação interativa e inspiradora, Camaçari recebe 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Nesta segunda-feira (20), Camaçari foi palco para a primeira ação da 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). A Cidade do Saber (CDS) se transformou em um verdadeiro centro de inovação, criatividade e aprendizado, com programação repleta de atividades gratuitas, atraindo uma variedade de públicos.
Com o tema “Planeta Água: a cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”, a edição de 2025 reforça o papel fundamental do conhecimento científico na construção de soluções sustentáveis para o futuro do planeta. A proposta é aproximar ciência, tecnologia e sociedade de forma acessível, participativa e transformadora.
Os visitantes puderam interagir com diversos estandes, participar de oficinas, mostras e palestra. A SNCT na Bahia é coordenada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (SECTI), e para a diretora de Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação da pasta, Elisângela dos Reis Oliveira, iniciar a jornada por Camaçari foi motivo de alegria.
“Admiro demais o trabalho que é realizado pela Cidade do Saber, que leva arte e, também, a cultura maker para a comunidade. Este evento aqui hoje, para nós, tem um sabor muito especial porque temos firmado uma parceria importante com o município, como, por exemplo, o programa Mais Ciência na Escola, com a implantação de laboratórios em unidades de ensino”, destacou.
E o resultado dessa parceria pôde ser visto de perto. Duas instituições de ensino da rede municipal – a Escola Municipal Eustáquio Alves de Santana, localizada em Parafuso, e o Centro Educacional Darcy Ribeiro, em Barra do Jacuípe – marcaram presença com estandes recheados de projetos criativos desenvolvidos pelos estudantes. Temas como Fossa Ecológica, Mini Estação Científica do Rio Joanes, Revitalização do Mangue do Rio Jacuípe, Transformação Pet, Robô Educativo e o Joanes em Jogo encantaram quem passou pelo local.
Este último tem como um dos autores Joseph Aylon dos Santos, 11 anos, aluno da Escola Eustáquio Alves. Com desenvoltura, ele explicou sobre a criação. “Trata-se de um tabuleiro para conscientizar as pessoas para parar de poluir o Rio Joanes e seus afluentes, que passam pela comunidade, especialmente para não desmatar a mata ciliar, o que afetaria os peixes, ou seja, previne propagação de doenças”, explicou. “É muito bom estar aqui participando, ajudando as pessoas a terem mais conscientização sobre o meio ambiente”, completou o garoto.
A Secretaria de Cultura (Secult) também marcou presença com o Laboratório Maker da Cidade do Saber, que levou ao evento uma oficina interativa de programação em Scratch, abordando a temática central da SNCT, Planeta Água. Além disso, foram apresentados projetos tecnológicos criados no laboratório, com foco em tecnologias emergentes.
A titular da pasta, Elci Freitas, destacou o simbolismo da abertura do evento na cidade. “É uma satisfação ver Camaçari abrindo a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia na Cidade do Saber, um espaço que é muito mais do que um centro de conhecimento: é uma verdadeira usina de sonhos, onde arte, educação e inovação se encontram para transformar vidas. A cultura e a tecnologia caminham juntas. A cultura guarda nossa identidade e nossos saberes; a tecnologia amplia horizontes e cria novas possibilidades. Quando essas duas forças se unem, o resultado é desenvolvimento, criatividade e sustentabilidade”, afirmou.
Outro ponto alto foi o estande da Empresa de Limpeza Pública de Camaçari (Limpec), que mostrou como a sustentabilidade pode estar presente em pequenas ações. Com materiais como plástico, placas de ovos, palitos de picolé e tampinhas, foram criados brinquedos educativos e lúdicos, mostrando como materiais descartáveis podem ser reciclados.
Para a público, a experiência foi enriquecedora. É o que pontuou Rebeca Beatriz Nascimento, 17 anos, estudante do Centro Territorial de Educação Profissional da Região Metropolitana (CETEP-RM). “Pude assistir a várias apresentações e exposições bastante interativas, tudo muito educativo e explicativo, abordando um tema importante que é o meio ambiente e de que forma podemos preservá-lo”, disse a moradora do bairro Gleba C.
A colega de escola, Dayse Felix, 18 anos, falou de maneira positiva sobre o evento. “Achei bastante interessante. Vou sair daqui com conhecimento e aprendizados sobre tecnologia e o meio ambiente. Muito legal”, pontuou a jovem, que mora no Parque Verde.
A programação ainda contou com a palestra “Rio Capivara: Ciência, Tecnologia e Inovação integrados à identidade local e sustentabilidade”; Casa Inteligente; oficinas de Robótica Subaquática, de pintura, e de materiais sustentáveis; demonstração de mergulho profissional; experiências imersivas em realidade virtual; e acessibilidade de obras do Museu de Arte Sacra.
Além disso, estiveram presentes estandes de instituições e iniciativas como as Universidades do Estado da Bahia (Uneb) e Federal da Bahia (Ufba), Dia Mundial da Criatividade – World Creativity Day (WCD), Anicam, Centro Universitário Unifamec, CETEP-RM, Belov Engenharia, entre outros.
O SNCT 2025 também passará por outros municípios, como Salvador, Itaparica, Juazeiro e a região da Chapada Diamantina. A iniciativa está alinhada à Lei PopCiência Bahia, pioneira no Brasil ao tratar da popularização científica como política pública.
São parceiros do evento a Prefeitura de Camaçari; as Secretarias Estaduais de Meio Ambiente (SEMA), Educação (SEC), Turismo (SETUR), Promoção da Igualdade Racial (SEPROMI) e Comunicação Social (SECOM); além do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI); Comando do 2º Distrito Naval – Marinha do Brasil; Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS); Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF); Ufba; Uneb; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Fotos: Juliano Sarraf