Com regulação na USF São Judas Tadeu, Lauro de Freitas passa a contar com seis pontos descentralizados

 Com regulação na USF São Judas Tadeu, Lauro de Freitas passa a contar com seis pontos descentralizados

Mais um ponto do serviço de agendamento de consultas e exames na rede municipal de saúde de Lauro de Freitas começou a funcionar nesta quarta-feira (01). Desta vez, na Unidade de Saúde da Família São Judas Tadeu, em Itinga. Esta é a terceira unidade reguladora no bairro, que facilita a vida do paciente na marcação de procedimentos. Agora, o município conta com seis pontos de regulação descentralizados. 

Segundo o secretário Municipal de Saúde, Augusto Cesar Pereira, o sistema de regulação de Lauro de Freitas é destaque na Bahia. “A nossa regulação tem uma capacidade de agendamento de consultas e exames muito ágil, com a média de 15 dias para a marcação de procedimentos de diversas especialidades. Temos um trabalho de saúde que avança mais e mais, e já pretendemos ampliar o serviço descentralizado da regulação, com abertura de mais duas unidades, aí ao longo do ano”, reforçou.

O primeiro dia de funcionamento da terceira unidade de regulação descentralizada no bairro de Itinga foi bastante movimentado, como afirma o gerente da USF São Judas Tadeu, Aderbal Teles. “Somente hoje marcamos 40 atendimentos, entre consultas e exames. A comunidade pedia bastante para que este ponto retornasse a funcionar, porque aqui já existia um ponto de regulação, mas que durante a pandemia precisou ficar inativo devido às demandas da Covid-19”, relatou. 

O serviço de agendamento na unidade, para procedimentos na rede municipal e rede conveniada ao Sistema Único de Saúde (SUS), funciona das 6h às 12h, de segunda a sexta-feira. Para marcar as consultas ou exames é necessário que o paciente esteja munido de documento de identificação oficial com foto, cartão SUS e a requisição médica com a indicação do procedimento.

O morador Jackson da Silva aprovou o funcionamento do ponto de regulação no bairro. “Agora mesmo eu estou sem condições de ir na Central de Regulação, então esse posto aqui facilita muito para os moradores que muitas vezes não tem nem o dinheiro da passagem de ônibus. É uma coisa muito boa”, disse. Além da unidade na USF São Judas Tadeu, a regulação descentralizada também funciona, em Itinga, nas USF’s Jardim Independência e Espaço Cidadão.

As outras unidades espalhadas pelo município estão localizadas nas Unidades de Saúde da Família Vida Nova/Caji (Vida Nova), Padre João Abel (Jambeiro) e Irmã Dulce (Portão). Por mês, cerca de dois mil pacientes são atendidos pela Central de Regulação e unidades reguladoras. 

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading