Combate aos retrocessos e fortalecimento de políticas públicas são enfatizados na 5ª Conferência Territorial da Pessoa Idosa

 Combate aos retrocessos e fortalecimento de políticas públicas são enfatizados na 5ª Conferência Territorial da Pessoa Idosa

A abertura da 5ª Conferência Territorial dos Direitos da Pessoa Idosa ( CTDPI) realizada na noite desta quinta-feira (25), em Lauro de Freitas, atraiu ao auditório da Faculdade Unime mais de 400 pessoas dos 13 municípios participantes para discutir assuntos relacionados a melhor idade como previdência social, saúde, educação, transporte, formação e manutenção dos conselhos e acessibilidade. O evento, organizado pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa ( CMDDPI) com suporte dos municípios, aborda nesta edição o tema “Os desafios de envelhecer no século XXI e o Papel das Políticas Públicas”.

Para a prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, a reforma da previdência social é um tema de alta relevância. A gestora fez um alerta. De acordo com ela, o que foi proposto no início com a reforma era atingir os privilégios, o que não ocorreu. “Nessa proposta atual os mais prejudicados são as mulheres, os trabalhadores, em especial os trabalhadores rurais, os mais vulneráveis e os mais pobres porque a proposta subtrai muitas conquistas a exemplo do BPC”, disse. Moema sugeriu a formulação de uma moção de repúdio em nome de todos os municípios que compõem o território e destacou ações positivas de sua gestão como a Clínica do Idoso, única na RMS, que cuida exclusivamente desta população. “Espero que esta ação possa se estender por todas as cidades”, frisou.

Segundo a secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania de Lauro de Freitas, Huldaci Santana, durante a Conferência o fortalecimento de políticas públicas e a luta contra o retrocesso devem estar em evidência. “Estamos construindo esse caminho com ativismo”, disse. Ao seu lado na mesa política, a superintendente do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), Lourdes Lobo falou sobre a importância de se estudar as condutas com os idosos em outras sociedades milenares, como a japonesa, chinesa e indigenas brasileiros. “Nós estamos aqui para garantir os direitos dos idosos quando isso nem deveria mais estar em discussão. Nos temos que olhar para esses povos e aprender a forma como tratam seus velhos, como detentores de sabedoria e conhecimento”, afirmou.

Grupos culturais dos municípios integrantes se apresentaram e mostraram a força e alegria da terceira idade. Participaram da mesa ainda as vereadoras de Lauro de Freitas Mirian Martinez e Naide Brito, a secretaria de Políticas para Mulheres de Lauro de Freitas Bárbara Chaves, Padre José Carlos que é presidente do Conselho Estadual da Pessoa Idosa, as secretárias de Assistência Social de Dias D’ Ávila Aleide Freire e de São Sebastião do Passé, Sintia Alves, e a presidente do CMDDPI Hilda Maria, além de Jones Carvalho, superintendente dos Direitos Humanos na Secretaria Estadual de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social.

A Conferência segue nesta sexta-feira (26) com apresentações culturais e palestras. Temas e propostas serão discutidos de acordo com os eixos Direitos Fundamentais, Educação, Enfrentamento a Violação dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa e Os Conselhos de Direitos. A Plenária Final apresentará as demandas fomentadas a partir dos eixos e logo após haverá a eleição dos delegados para a Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa.

Jornalista Giovanna Reyner

Fotos Lucas Lins

ASCOM/ PMLF

26/04/2019

Tel.: 3288 8371

www.laurodefreitas.ba.gov.br

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading