novembro 24, 2020

970×90

Comércio da Região Metropolitana reabre com restrições a partir desta segunda-feira (27)

Comércio da Região Metropolitana reabre com restrições a partir desta segunda-feira (27)

Gestores dos municípios da Região Metropolitana de Salvador (RMS) decidiram reabrir o comércio e templos religiosos de forma unificada e com restrições a partir desta segunda-feira (27). A decisão foi tomada durante o quarto encontro de prefeitas e prefeitos, realizado na cidade de São Francisco do Conde, nesta quinta-feira (23). A reabertura dessa primeira fase está condicionada à disponibilidade de pelo menos 25% de leitos de UTI no Estado da Bahia.

“Essa será a primeira fase e contará com protocolos bem definidos e com uma série de exigências que serão apresentadas a todos os estabelecimentos comerciais. Serão reabertos os shoppings, centros comerciais, lojas que estavam fechadas e os templos religiosos. Só iremos reabrir o comércio porque a taxa de ocupação de leitos de UTI está em 75%, quando essa quantidade estiver em 70%, vamos para a segunda fase de reabertura, e assim gradualmente”, explicou a prefeita de Lauro de Freitas Moema Gramacho.

Ainda de acordo com Moema, os municípios vão continuar reforçando as medidas de prevenção e de controle da proliferação do coronavírus. “Nós, gestores públicos, somos a favor da economia, queremos restabelecer o processo de desenvolvimento econômico em nossas cidades, mas sem que isso custe a vida da nossa gente”, completou a prefeita. Para trabalhadores que atuam em municípios diferentes dos locais de suas residências, os gestores vão definir diretrizes específicas até este próximo domingo (26).

A proposta de reabertura gradual do comércio busca atender, parcialmente, as expectativas dos varejistas com critérios de preservação da saúde pública. Nesta primeira fase, uma carga horária de atendimento ao público fará parte das restrições a serem seguidas por shoppings e demais estabelecimentos comerciais. Conforme os protocolos definidos pelos gestores, fica restrito, no período das 8h às 10h, o acesso exclusivo para idosos, deficientes e pessoas que tenham comorbidades. A partir das 10h até as 17h, o funcionamento fica aberto para todos os públicos.

“Apesar da flexibilização para a reabertura do comércio, é importante que a gente diga a população para não abrirem mão do distanciamento social, como uma alternativa de contenção da proliferação do vírus e de salvar vidas, além de seguirem rigorosamente os hábitos de higienização. Também é preciso dizer que as pessoas não precisam ir de uma só vez para a rua por conta do tempo que os estabelecimentos ficaram fechados. Ainda não podemos promover aglomerações e todos devem cumprir as medidas restritivas”, finalizou a prefeita Moema Gramacho.

Durante o encontro das prefeitas e prefeitos, também ficou definido que os municípios com menos de 40 mil habitantes poderão optar em reabrir seus comércios já a partir desta sexta-feira (24), sendo eles São Francisco do Conde, Madre de Deus e Pojuca. Além de Lauro de Freitas, participaram gestores e representantes dos municípios de Camaçari, São Sebastião do Passé, Candeias, Simões Filho, Dias D´Ávila e Conde.

Compartilhe
abaixo de Saúde

Sobre o autor

posts relacionados

deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

abaixo de Saúde